Há cerca de 40 anos, a Arquidiocese de Florianópolis envia missionários para o sertão baiano. Já passaram por essas terras de missões, entre outros, os padre, Valdir Staehelin, Adão Carlos Marcelino, José Artulino Besen, Josemar Silva, José Jacob Archer, Sergio Giacomelli e Iseldo Scherer.
Em março de 2007, atendendo a um pedido de Dom Luiz Cappio, a Arquidiocese enviou missionários da Comunidade Divino Oleiro que instalaram sua casa de missão na Diocese de Barra e foram colaborar com o Pe. Monsenhor Bertomeu Gorges nos trabalhos pastorais da Paróquia de Santa Luzia, no Distrito do Javi.
No ano de 2010, o Bispo confiou aos missionários da Divino Oleiro, os cuidados com a Pró Paroquia de São Francisco de Assis. Coube aos missionários administrar e motivar os trabalhos na Pró Paróquia, desde os atendimentos de secretaria até as formações de lideranças, celebrações e ministração dos Sacramentos. Agora, nove anos depois, os missionários da Divino Oleiro, entregam os cuidados da Pró Paróquia para o Pe. Antônio Luiz Schmitt, também da Arquidiocese, que vai conduzir a comunidade nesta nova fase, rumo à condição de Paróquia.
Louvamos a Deus por esses nove anos e rogamos ao Espírito Santo que conduza os caminhos daqui para frente, iluminando o Pe. Antônio e motivando toda a comunidade.
Obrigado, Senhor!
Por: Sedemir Melo – missionário da Comunidade Divino Oleiro