No dia 10 de novembro representantes de diversas religiões de Florianópolis se reunirão para a nona edição do Encontro Inter-religioso. Neste ano, o tema debatido será “Migrantes e Refugiados: desafios para as religiões”. O evento será on-line e iniciará às 19h30min e com fim às 21h30min. Não há necessidade de inscrição.
Este encontro é realizado anualmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (Nedir) da Faculdade Católica de SC (FACASC) e pela Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e do Diálogo Inter-Religioso (Cadeir).
Renatus Porath, coordenador do Nedir, lembra que, dada a urgência do tema, é a segunda vez que a questão dos migrantes é debatida no Encontro. O evento é uma referência ao Dia Internacional para a Tolerância, que acontece em 16 de novembro.
Em sua nova edição, o Encontro Inter-religioso já se tornou uma tradição entre as diversas religiões com representantes na capital catarinense. “É uma oportunidade de debater temas sensíveis à sociedade e de procurar soluções conjuntas para questões que afligem a todos”, descreve o coordenador do Nedir.
O tema do evento será introduzido por Bruna Kadletz, presidente da organização Círculos de Hospitalidade. Representantes do judaísmo, do catolicismo, do islamismo, das religiões de tradição africana e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) apresentarão suas visões sobre a migração e os refugiados. Por fim, o debate será aberto à participação do público e serão dados os encaminhamentos de ações e projetos decorrentes do encontro.
Assista em: http://meet.google.com/kdv-zebz-bfq
Programa do IX Encontro Inter-Religioso – Migrantes e refugiados: desafio para as religiões
- Abertura e apresentação dos painelistas: Renatus Porath (Nedir) e Gisele Dias (Comunicação FACASC)
- Introdução ao tema: Bruna Kadletz (Presidente da OSC Círculos de Hospitalidade)
- Representante do judaísmo: Profª Ethel Scliar Cabralm (Líder da Associação Israelita Catarinense)
- Representante da Ig. Cat. Romana: Ir. Clefaude Estimable (Pastoral dos Migrantes e Círculos de Hospitalidade)
- Representante do islamismo: Scheik Amin Alkaram (Líder da comunidade islâmica de Fpolis e da Mesquista da capital)
- Representante das religiões de tradição africana: Sacerdotisa Kátia Regina Luz* (Dirigente da Associação Beneficente Templo de Umbanda Retiro de Iemanjá (ABTURI)
- Representante do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs): Pastor Inácio Lemke
- Reações do público (coordenação: Renatus Porath e Gisele Dias)
- Síntese e encaminhamentos de ações/projetos: Prof. Celso Loraschi e Luciano Leite (ASA/ Cáritas)
Fonte: Gisele Dias, Assessoria de comunicação FACASC