Entre os dias 16 e 20 de agosto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Diocese de Joinville realizam a 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).
É a primeira vez que Santa Catarina recebe o evento. Com o tema “Educar para a Comunicação”, o 10º Muticom tem como objetivo auxiliar no uso das novas tecnologias e também na formação do senso crítico para evitar a manipulação e auxiliar na compreensão do verdadeiro potencial da comunicação e de cada meio de comunicação. Além de um conteúdo teórico de qualidade, o Muticom prevê noites culturais, turismo e integração para os comunicadores.
O evento
A palavra mutirão se refere a uma construção coletiva realizada por um grupo, comunidade ou organização. Neste sentido, o Mutirão Nacional de Comunicação tem por finalidade colocar em comum os saberes, as pesquisas e as práticas de comunicação no âmbito da sociedade e da Igreja.
O evento é promovido pela CNBB, mediante a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Tem o apoio da Signis Brasil e da RCR – Rede Católica de Rádio. A realização fica por conta da arquidiocese, diocese ou regional que sedia o evento. No caso de Joinville, a diocese está organizando com o apoio do Regional Sul 4 da CNBB.
O Mutirão Nacional de Comunicação tem como atividades principais: uma conferência de abertura, painéis no período da manhã onde são debatidos grandes temas, seminários temáticos, oficinas práticas e grupos de trabalho e feira de produtos e serviços onde são expostos produtos e serviços na área da comunicação da região.
Podem participar do evento bispos, presbíteros, religiosos e leigos, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), todas as pastorais e movimentos eclesiais, estudantes, pesquisadores e profissionais da comunicação, movimentos populares, organizações governamentais e não governamentais, sindicatos, associações culturais, entre outros.
A marca do 10º Muticom
A marca da 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) é composta das cores verde e azul, uma forma de representar as matas e águas, que equivalem à vida. Pois o objetivo do evento é que as pessoas levem o que aprenderem para suas vidas.
A lupa serve para despertar o olhar mais aguçado, detalhado e crítico, relacionado ao tema do evento: “Educar para a comunicação”. O mapa e o ponto marcam onde será realizado o evento, em Joinville/SC.
Memória do evento
O Mutirão Brasileiro de Comunicação foi instituído em 1998 pela CNBB. No ano seguinte, e a cada dois anos, o evento foi realizado em um destino diferente do Brasil, conforme abaixo:
1ª edição – 1999 – Belo Horizonte
2ª edição – 2001 – São Paulo
3ª edição – 2003 – Salvador
4ª edição – 2005 – Vitória
5ª edição – 2007 – Belém
6ª edição – 2009 – Porto Alegre
7ª edição – 2011 – Rio de Janeiro
8ª edição – 2013 – Natal
9ª edição – 2015 – Vitória
Presenças confirmadas
Monsenhor Dario Viganó – Responsável da Secretaria para a Comunicação do Vaticano e diretor do Centro Televisivo Vaticano. Vai palestrar na conferência de abertura do MUTICOM com o tema “A Comunicação na Igreja na perspectiva do Papa Francisco”.
Irmã Helena Corazza – Jornalista, doutora em Ciências de Comunicação pela ECA/USP. Diretora do Serviço à Pastoral da Comunicação – Paulinas (Sepac), presidente da Signis Brasil – Associação Católica de Comunicação – de 2010 a 2016. Docente na área de comunicação, autora de diversos livros, entre eles, “Educomunicação. Formação pastoral na cultura digital”.
Doutor Elson Faxina – Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2012). Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Cinema, Rádio e Televisão, pela ECA/USP (2001). Graduado em Comunicação Social – Habilitação Polivalente, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Atualmente é professor de Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em rádio, televisão, assessoria de comunicação e mobilização social, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação – jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas -, TV pública, vídeo-documentário, musicais para TV, programas de debates e entrevistas, telejornalismo, radiojornalismo, planejamento em comunicação, cidadania, Estado e movimentos sociais.
Encerramento no Santuário de Santa Paulina
No sábado, 19 de agosto, todos os participantes serão conduzidos ao Santuário de Santa Paulina para a Celebração de encerramento do 10º Muticom.
Localizado na cidade de Nova Trento, que fica a 139 quilômetros de Joinville, o Santuário de Santa Paulina é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem e a beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e trilhas.
O transporte dos participantes até o local será de responsabilidade da organização do evento e já estará incluso na inscrição.
Informações e inscrições no site do evento: www.muticom.com.br/home
Por Maria Terezinha de Campos / Coordenadora Diocesana da PASCOM
Diocese de Joinville