A Palavra de Deus anima a vida pessoal do Povo de Deus e as comunidades discípulas missionárias de Jesus. Somos uma Igreja em caminho, atravessando a história, aproximando-se de cada pessoa, testemunhando os ensinamentos de Jesus de Nazaré.
Inspirados pelo Estudo 114 da CNBB: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14), a CNBB do Regional Sul 4 formou uma Equipe de Animação Bíblica da Pastoral (ABP), que propõe animar e estimular diversas iniciativas que dinamizem o acesso de todos à Palavra de Deus, em nosso contexto eclesial. Essa equipe está constituída em três eixos: Oração, Formação e Anúncio das Sagradas Escrituras.
Impulsionados pela Palavra de Deus, promovemos um Encontro com as Coordenações Diocesanas e as Equipes de Redação dos GR/F, que aconteceu virtualmente pelo Google Meet, no dia 25 de abril. Todas as dioceses se fizeram presentes com representantes das coordenações diocesanas e das equipes de redação dos GR/F. As dioceses partilharam sua experiências, alegrias, dificuldades e esperanças da caminhada dos GR/F, e as diversas metodologias dos subsídios/livretos, antes da pandemia, durante e o como estamos vivendo o hoje. Foi um encontro de rica experiência. Nas apresentações das dioceses ficou claro que que o modo de evangelizar dos GRF resgata a importância da Palavra de Deus, centro do anúncio do Evangelho nas casas, famílias e comunidades.
De acordo com o membro da Equipe Regional de Animação Bíblica da pastoral, Pe. Tiago William de Souza, após as apresentações dos trabalhos das dioceses, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, as atividades fluíram bem. “Podemos concluir que não estamos sozinhos em nossa missão; nem nos momentos de sucesso, tampouco nos de fracassos. Percebemos que ainda há muita força nos Grupos, mas não é difícil de constatar que as transformações destes novos tempos, como a pandemia, impactaram nossos Grupos.”
Na alegria de termos nos encontrado com os irmãos e irmãs das dioceses, nos sentimos entusiasmados e revigorados no dinamismo e compromisso de vivermos a alegria da missão de Igreja nas Casas, no fortalecimento dos GBF nas dioceses.
Alguns depoimentos, após o encontro:
“É preciso saber que o método que utilizamos é válido e que gera frutos. É necessário nos animarmos mutuamente. Ainda há força e vigor. Diminuiu o número de Grupos, é verdade; mas estamos longe de acabar. Poderíamos promover mais iniciativas como esta para compartilhar nossas ricas experiências”, (Padre Tiago – coordenador da equipe da ABP).
“Eu gostei muito do encontro. Para nós da diocese de Joaçaba foi uma riqueza ouvir as diversas experiências. Com certeza vai nos ajudar muito na retomada da nossa caminhada” (Pe Pedro – Diocese de Joaçaba).
“Para mim foi uma experiência maravilhosa, bom saber que começando meu trabalho aqui, que é um desafio sem medida não estou só, a maioria tem desafios parecidos. Obrigado por tudo” (Diácono Lotha – Diocese de Rio do Sul).
“Parabéns por este momento enriquecedor. Nos fortaleceu muito, para essa linda caminhada dos Grupos. Quanta história linda, quantos momentos ricos em evangelização que temos. Precisamos de registros e deixarmos como história. Depois de ouvir as maravilhas das Dioceses penso em escrever a história dos GRF da “minha” Diocese” (Glória Mazzuco – Diocese de Criciúma).
Agradecemos a presença de todos os representantes das dioceses que colaboram sem medir esforços apresentando um pouco de suas ricas experiências. Também a equipe do Anúncio e a Coordenação da ABP, pela participação e apoio nesse momento de alegria, reencontro e motivação para um caminhar junto.