Na Paróquia São Cristóvão, em Itajaí, ocorre semanalmente o projeto social “Ir ao povo”, nome este motivado por uma direção espiritual de Pe. Leão Dehon.
A iniciativa nasceu em maio de 2017 com um objetivo simples: devolver a dignidade às pessoas em situação de rua e garantir que elas sejam tratadas com amor e respeito.
No início, o projeto fez o que é mais comum neste meio: levou comidas, roupas, direcionou pessoas para centros de recuperação, e acompanhou os internos durante o tratamento.
No início deste ano, além da doação de marmitas e roupas, o projeto deu início ao “Chuveiro da Dignidade”. É uma ação social que oferece aos moradores banho quente, roupas limpas e corte de cabelo.
“Tudo o que oferecemos aos irmãos de rua é doação de nossa comunidade, desde os alimentos para as marmitas até os produtos de higiene. É muito importante essa ajuda, pois somente assim conseguimos atender esses irmãos”, explica Adriana dos Santos, integrante do projeto.
Através de um serviço simples, muita alegria é proporcionada às pessoas que são beneficiadas pelo projeto. “Isso aqui é uma bênção de Deus. Eu já andei por tantos lugares aí e não vi um serviço social de Igreja como aqui. Fazia 22 dias que eu não tomava banho. Hoje tive o banho mais abençoado, para mim foi tudo! Quarta estou aqui de novo”. P, 59 anos, masculino, encontra-se em situação de rua atualmente.
Matéria publicada no Jornal da Arquidiocese, edição 254, mês de março de 2018, página 10