Cada Comunidade Uma Nova Vocação

>
>
Cada Comunidade Uma Nova Vocação

A Igreja tem buscado meios para oportunizar uma reflexão sobre a cultura vocacional. O projeto “Cada Comunidade Uma Nova Vocação” é uma iniciativa dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O primeiro eixo do projeto é rezar pelas vocações em todos os espaços e momentos da vida eclesial, contando com a presença dos “guardiões”, que serão os Ministros Extraordinários da Comunhão. O segundo eixo é publicar nos meios de comunicação testemunhos, músicas, filmes vocacionais e outras iniciativas. Haverá um folder vocacional que explicará as palavras falar, rezar e convidar. Todas as pastorais e movimentos da Igreja são convidados a viver e a colaborar com a divulgação e efetivação desta ação evangelizadora.

O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, recorda que o projeto vocacional vai se unir ao Ano Mariano, pois todos os grupos, pastorais e movimentos são convidados a começarem suas reuniões com a oração do mistério do terço pelas vocações. “Uma vez envolvendo todos e vivendo esta mística da vocação, espera-se que cada um viva intensamente o chamado de Deus. Esperamos com toda a fé que isso também repercuta no número de vocacionados ao sacerdócio, e, claro, das vocações cristãs de modo geral”, afirmou o arcebispo.

Os três estados do sul se unem para um grande projeto vocacional

O momento celebrativo de unidade eclesial na promoção vocacional de Santa Catarina acontecerá com a Jornada Vocacional e Missionária (JOVEM). Essa jornada terá um símbolo e um ícone que irão percorrer todas as dioceses, dos estrados do sul, juntamente com as catequeses, celebrações e iniciativas vocacionais missionárias.

Ações vocacionais do projeto para 2018

Esse projeto se desenvolverá sem uma data oficial de conclusão.  A Jornada Vocacional e Missionária começará no dia 02 de fevereiro de 2018, na Diocese de Joaçaba, e terminará no dia 25 de novembro de 2018, na Arquidiocese de Florianópolis, que acolherá a jornada, a partir do dia 08 de outubro.

“Como ensinam os bispos no Documento de Puebla: ‘toda vocação é resposta de um Deus providente a uma comunidade orante’. Quanto mais nós tivermos uma vida de comunidade, de oração e comunitária intensa, mais vamos ter vocações específicas para os diversos serviços da Igreja e do Reino de Deus. Nós temos expectativa que este projeto crie uma grande atmosfera vocacional na nossa Arquidiocese”, ressalta o reitor do Seminário Convívio Emaús, Pe. Vânio da Silva.

Arquidiocese de FlorianópoliscnbbcomunidadeIgrejaOraçãoParanáprojetoRio Grande do SulSanta CatarinaVocação

2 respostas

  1. Boa tarde! hoje tive a oportunidade de conhecer melhor este projeto. Fiquei encantada com tudo isso. Gostaria de saber o que posso fazer para divulgar melhor aqui onde moro. Também gostaria de saber quiais orações devemos rezar, além da oração pelas vocações. Muito obrigada. Aguardo resposta.

    1. Olá!Na comunidade onde moro as(os) catequistas estão passando para as famílias uma capelinha através das crianças da catequese para que rezem em casa! É uma ideia para você fazer na rua onde mora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA