Arquidiocese recebe encontro da Pastoral do Migrante da região sul

>
>
Arquidiocese recebe encontro da Pastoral do Migrante da região sul

A Arquidiocese de Florianópolis, foi sede do encontro da Pastoral do Migrante – Região Sul, entre os dias 10 e 12 de março. O evento, aconteceu na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Prainha, Florianópolis, e reuniu representantes dos três estado do sul do país para debater as realidades encontradas em cada região e planejar ações mais efetivas no auxílio ao acolhimento dos migrantes.

Algumas situações encontradas no cotidiano da pastoral são comuns a cada região onde há grande concentração de migrantes, uma delas é a grande procura pela regulamentação de documentos. Este processo é muito importante para que o migrante consiga se estabilizar no novo país, porém dependendo de sua nacionalidade este processo pode conter muita burocracia. Assim sendo, os agentes da Pastoral do Migrante se dedicam na busca por soluções mais eficazes e velozes para esta demanda.

Outra situação comum aos três estados é o acolhimento dos migrantes, pois a grande maioria chega sem ter onde ficar. Na Arquidiocese de Curitiba o acolhimento acontece através de projetos realizados pela pastoral, em união com outras instituições como a Cáritas Suíça e Misereor. Elizete Santana de Oliveira, integrante da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Curitiba, explica que a capital paranaense é a terceira do país a receber migrantes venezuelanos, segundo a OIM (Organização Internacional das Migrações). “Nosso desafio é muito grande. Atualmente nossa casa de acolhimento consegue receber 3 famílias a cada três meses. Também realizados a sensibilização junto as paróquias que nas suas limitações também fazem o acolhimento dos migrantes”, completa Elisete.

A Pastoral do Migrante também tem uma atuação efetiva na Arquidiocese de Florianópolis, através dos trabalhos realizados pelos missionários Scalabrinianos. Padre Nelson Francisco Mariano, CS, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, é diretor da Casa do Migrante na diocese. “Nosso carisma é acolher a todos os que chegam a nosso país e para nós é uma graça muito grande poder realizar nosso trabalho dentro da Arquidiocese. Em nosso país os migrantes são recebidos, mas não acolhidos. E nossa missão é fazer com que eles se tornem parte integrante da nossa sociedade”, comenta.

Pe. Nelson ainda enfatiza que toda ajuda é importante, sendo ela na forma de doação de alimentos e roupas, ou através do voluntariado. Para aqueles que desejarem ajudar a Pastoral de alguma maneira basta se dirigir até a secretaria da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Prainha, em Florianópolis, ou entrar em contato através do telefone (48) 3225-7043.

Para ter acesso as fotos do encontro clique aqui.

MigraçãoParóquia Santa TeresinhaPastoral do Migrante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA