Nos dias 18 e 19 de novembro, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) irá realizar a formatura das turmas participantes do projeto Capacita em rede. As cerimônias serão realizadas em tres locais diferentes (Paróquia Santo Antônio, em São José, Casa Escola, em Palhoça, e Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Florianópolis). O projeto beneficiou diretamente comunidades em situação de vulnerabilidade trazendo capacitação profissional que proporcionará aos participantes a inserção qualificada no mercado de trabalho.
Nesta primeira fase sete paróquias participaram do projeto ofertando cursos totalmente gratuitos. Os cursos ofertados foram: Cuidador de Idosos, Padeiro Básico, Produção de alimentos: Doces e salgados, Eletrecista Predial, Manicure e Pedicure, Inforamatica Básica, Horta Comunitária e produção de mudas, Costureiro(a) Basico(a), introdução ao Marketing Digital, Assistente Administrativo, Balconista de Fármacia e Agentes de recepção e reservas em meio de hospedagens.
Segundo Fernando Anísio Batista, Secretário Executivo da ASA, o projeto não só fortaleceu o trabalho social das paróquias, mas também ampliou o alcance das ações sociais já realizadas pela Arquidiocese, oferecendo formação e qualificação profissional. Em alguns cursos, a demanda superou o número de vagas, e o IFSC indicou a possibilidade de uma repescagem para abrir novas turmas na Arquidiocese. Muito nos alegra ter sido agentes de transformação de 219 pessoas que concluiram os cursos, conclui.
Para o primeiro semestre de 2025 já está previsto a abertura de novas turmas e cursos.
Projeto Capacita em rede
O Projeto Capacita em Rede é uma iniciativa criativa e inovadora entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem sido implementada em diversas dioceses do Brasil. O projeto é uma ação de promoção social que visa ofertar cursos rápidos, de 50 horas/presenciais proporcionando a seus participantes qualificação profissional.
Entre os cursos ofertados estão cuidador de idosos, costureiro, comunicação e marketing, gestão de documentos públicos, entre outros. O projeto acredita que a capacitação profissional é uma das principais alternativas para o trabalhador se destacar no mundo do trabalho em combate à fome.
Contatos:
Ação Social Arquidiocesana (ASA)
Whatsapp: (48) 98452-4627 /(48) 99616-7745
E-mail: [email protected]