Desde sexta-feira, 10 de novembro, o Convento Sagrado Coração de Jesus comemorou a Festa das Vocações. Realizada na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no bairro São Pedro, a festividade contou com venda de cucas, bolos e cachorro-quente, e celebrações, na sexta-feira e sábado. No domingo, 12 de novembro, o ponto alto foi a santa missa, das 9h30, presidida pelo ex-reitor e diretor do convento, Dom Antônio Wagner da Silva, bispo emérito de Guarapuava. Com a presença dos benfeitores, o evento ainda foi marcado por um almoço festivo.
Dom Wagner esteve à frente do Convento Sagrado Coração de Jesus de 1988 a 1994 e foi responsável por realizar a primeira Festa das Vocações. Ele conta da alegria e emoção de voltar para Brusque e ver os frutos daquela semente que ele plantou.
“Quando a iniciamos, em 1993, eu apenas tive que reconhecer aquilo que estava plantado aqui. A Paróquia São Luís Gonzaga sempre foi um lugar muito quente e vibrante e isso foi inspiração para que nós pudéssemos dizer ‘essa comunidade pode nos ajudar’. Então, as sementes já estavam lançadas. A minha maior satisfação é de ver como a festa se multiplicou, está realmente maravilhosa e isso me dá aquela certeza de que só vai crescer cada vez mais. Minha oração é de que Deus ajude para que o povo continue neste mesmo ardor e disposição, que seguramente a Igreja vai ganhar muito”, fala Dom Wagner.
O atual diretor do Convento, padre Zaqueu Suczek, compartilha o sentimento de celebrar a Festa das Vocações e neste ano ainda mais especial, por ser o jubileu do Convento SCJ.
“Neste ano centenário, nós tivemos o privilégio da visita de Dom Wagner, que há trinta anos esteve aqui como diretor e reitor do Convento e foi responsável por impulsionar esse momento celebrativo, que hoje atinge tantas pessoas. São muitos os católicos que ajudam e contribuem, que fazem um bem muito grande para o nosso convento”, ressalta padre Zaqueu.
Dias de festividade
A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes prestigiou os três dias de festividade. Na sexta-feira, durante todo o dia houve venda de cucas e cachorro-quente, e às 19 horas, santa missa presidida pelo padre Diomar Romaniv. Já no sábado, houve novamente comercialização de cucas, cachorro-quente e bolos, e celebração presidida pelo padre Aléssio da Rosa.
“Desde sexta-feira muitas pessoas vieram participar conosco. No sábado, igualmente, ficamos impressionados com a quantidade de fiéis que estiveram na celebração. Hoje domingo, tivemos a missa com a presença de Dom Wagner e dos nossos benfeitores. Foi uma festa muito abençoada”, comemora padre Zaqueu.
Na segunda-feira, 13 de novembro, acontece a missa em ação de graças pela Festa das Vocações, às 19 horas, na capela do Convento Sagrado Coração de Jesus. Logo após, será realizada a entrega dos prêmios aos ganhadores da Ação entre Amigos.
Benfeitores
A missa das 9h30 contou com a presença dos benfeitores do Convento Sagrado Coração de Jesus. Entre eles estava o casal Fernando Fantini e Andrea Carla Cipriani Fantini, que já contribuem com a instituição há mais de 12 anos.
“Desde a época de solteiro eu já participava das atividades do Convento, das missas do padre Léo ali no São Luís. Depois que nos casamos, comecei a participar das missas do Convento, às segundas-feiras. E isso me faz muito bem. Então, ser benfeitor é uma maneira de retribuirmos essa bênção que a instituição nos proporciona”, fala Fernando.
Andrea considera os seminaristas e padres que vivem no Convento como parte da família. Ela fala que acompanhar a caminhada vocacional deles é gratificante.
“Lembro de muitos seminaristas que aqui passaram e agora são padres. Saber que nós ajudamos nesse caminho de vocação é muito bonito”, finaliza Andrea.
Texto e fotos: Ideia Comunicação