Entre os dias 22 e 24 de outubro, o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu o Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025), com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. A formação, transmitida ao vivo pelas redes sociais da CNBB Sul 4 e das dioceses de Santa Catarina, contou com a presença do Professor Dr. Telmo Pedro Vieira e da Assessora da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Aparecida Venâncio.
Com o objetivo de preparar lideranças locais para desenvolver ações baseadas na CF 2025, o seminário utilizou o método pastoral latino-americano “ver, iluminar e agir”. A proposta é fomentar a reflexão sobre a ecologia integral sob a perspectiva da fé e da doutrina da Igreja, conectando-a à realidade social e ambiental de Santa Catarina.
No primeiro dia, a etapa do “VER/OUVIR” foi apresentada pelo Professor Telmo, abordando a realidade ambiental global e local à luz do versículo “Deus Viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Ele destacou a importância de uma consciência ecológica e da conversão para uma Ecologia Integral. Confira o vídeo.
No segundo dia, Mariana Aparecida Venâncio conduziu a fase “ILUMINAR/DISCERNIR” – “Este é o sinal da aliança que faço entre mim e toda a carne sobre a terra” (Gn 9,17), refletindo sobre a criação a partir dos textos de Gênesis e enfatizando a responsabilidade humana em preservar a criação, como “sinal da aliança” com Deus. Confira o vídeo.
Encerrando o seminário, no terceiro dia, Telmo Pedro Vieira explorou o “AGIR/PROPOR” – “Para cultivá-lo e guardá-lo” (Gn 2,15), e propôs soluções práticas para enfrentar a crise ambiental, baseadas na doutrina da Igreja e no cuidado em três âmbitos: pessoal, comunitário e social. Confira o vídeo.