54ª Assembleia Geral da ASA fortalece compromisso social na Arquidiocese

54ª Assembleia Geral da ASA fortalece compromisso social na Arquidiocese

No último sábado, 4 de maio, a Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu, recebeu a 54ª Assembleia da Ação Social Arquidiocesana (ASA). A assembleia acontece anualmente com o objetivo de apresentar as atividades realizadas pela entidade, prestação de contas da entidade e outros alinhamentos. Estavam presentes na assembleia Dom Onécimo Alberton, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, diretoria da entidade, equipe executiva e representantes das entidades membro da rede.

A abertura das atividades foi marcada pela saudação do Diácono Francisco Carlos de Sousa, presidente da ASA, que deu as boas-vindas aos presentes. Entre as pautas, destacam-se a adesão da Ação Social e Cultural São Pedro, de Itajaí, e a desfiliação da Ação Social São Sebastião, de Anitápolis.

O destaque ficou por conta da apresentação do Balanço Social ASA de 2023 por Simone de Jesus, Assistente Social da ASA. No ano anterior, foram aprovados 23 projetos pelo Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS), beneficiando 632 pessoas em 18 atividades. Além disso, foi ressaltada a atuação da ASA nos espaços da Arquidiocese e da CNBB regional Sul-4, com um impacto direto de mais de 6 mil pessoas alcançadas através de 456 atividades, alinhadas às diretrizes de 2023.

O Relatório Financeiro, apresentado pela representante da RTA Contabilidade, detalhou as receitas e despesas de 2023. Em seguida, Luciano Leite, coordenador de projetos da ASA, delineou o Planejamento para 2024, destacando a gestão do Projeto Moradia Primeiro, iniciativas ambientais como o Projeto Rios, e a expansão das parcerias com redes de lojas para bazares, entre outros.

A presença dos representantes da Raupp Advocacia, Fabrycio Raupp e Viviane Borges, evidenciou a importância dos aspectos jurídicos na captação de recursos. Eles acompanharam a alteração e aprovação do Estatuto da ASA, feito em Assembleia Extraordinária.

Entre as deliberações aprovadas, destaca-se a Campanha de Inverno em Rede, visando ampliar a arrecadação de roupas, calçados e cobertores nas paróquias, e o Capacitar em Rede, uma parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), oferecendo cursos de capacitação profissional para 10 paróquias da Arquidiocese.

O evento marcou o lançamento do edital para o FAS deste ano, que destinará recursos para projetos e entidades alinhados com a Campanha da Fraternidade 2024 “Fraternidade e Amizade Social”. As entidades interessadas devem atender aos critérios do edital e enviar os documentos de inscrição até 04 de junho.

A Assembleia encerrou com as palavras de Dom Onécimo, que motivou os presentes a permanecerem unidos em prol de uma sociedade baseada no bem viver e a continuarem alimentando o espírito de solidariedade despertado naquela manhã de assembleia.

Texto e fotos: Giovanna Dutra Meyer/ASA Floripa

Assembleia Geral da ASA Floripa