Entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro de 2022 aconteceu em Aparecida a segunda parte da Assembleia dos Bispos do Brasil. Alguns assuntos de importância para vida pastoral estavam presentes na agenda.
Missal Romano – Depois de 18 anos foi concluída a tradução do Missal Romano. Recebeu a aprovação da Assembleia da CNBB. Agora fica dependendo da aprovação da Santa Sé para ficar à disposição das comunidades.
Junho Verde – A iniciativa desta lei foi da CNBB. O objetivo é responder às preocupações do Papa Francisco com a Casa Comum e despertar a consciência em relação a uma ecologia integral. Passou pela Câmara dos Deputados em maio de 2021 e pelo Senado em junho de 2022. Foi sancionada pelo Presidente da República sob o número 14.393/22.
Estatutos da CNBB – Os Estatutos da CNBB foram renovados. Uma das principais novidades está no preâmbulo que apresenta o espírito sinodal que inspira as atividades da Igreja no Brasil. Há ainda uma atenção aos Bispos eméritos, a regulamentação dos Regionais e o papel das comissões. Alguns assuntos que estavam nos Estatutos passaram a fazer parte do regimento.
Tema Central – Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão. O enfoque foi de como a dinâmica da Igreja sinodal se fará presente nas próximas Diretrizes da Ação Pastoral. O conceito central será “Comunidade Eclesial Missionária”. Comunidade é lugar de vivência, faz referência à proximidade. Eclesial leva aos pilares da Palavra, do Pão e da Caridade. Missionária indica saída, ação pastoral, a evangelização.
Animação Bíblica da Vida e da Pastoral – O estudo 114 que foi elaborado na última Assembleia, ganhou algumas complementações e recebeu a aprovação para tornar-se documento da Igreja do Brasil.
Congresso Eucarístico – Acontecerá entre os dias 11 a 15 de novembro de 2022, em Recife. Já está todo organizado e esperando os participantes. Dois textos estão à disposição: “Texto-base” e “Rumo ao congresso”, que contém toda a programação. Além das celebrações, haverá conferências, oficinas e catequeses. O hino também pode ser encontrado na página do Congresso Eucarístico.
Jornada Mundial da juventude – Acontecerá de 01 a 06 de agosto de 2023 em Lisboa. Dom Américo, bispo auxiliar de Lisboa, esteve na Assembleia para divulgar a Jornada e convidar a juventude brasileira. Disse que a jornada da juventude não será mundial sem a presença do Brasil.
Ministério do Catequista – Foram apresentados alguns critérios e um itinerário para a instituição do ministério do catequista. Entre eles: idade mínima de 18 anos; ao menos 5 anos de exercício de catequista; itinerário formativo; estabilidade e renovação do exercício do ministério.
Por Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ
Artigo publicado na edição 293, de setembro de 2022, do Jornal da Arquidiocese, página 2.