Lectio (leitura) – Ap 12,1.5.13a.15-16a
(segunda leitura na solenidade de Nossa Senhora Aparecida)
Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. A terra, porém, veio em socorro da mulher.
Meditatio (meditação)
Uma leitura cheia de símbolos, como é próprio do livro do Apocalipse. Detenho-me sobre as imagens principais deste trecho, meditando o contexto que me apresentam. A mulher: é a Igreja, Esposa de Cristo, que se apresenta em modo resplendente, ao mesmo tempo em que enfrenta a perseguição; a mulher é também Maria, imagem da Igreja e seu membro mais perfeito. O dragão: o Maligno, os que não querem que a mensagem do Evangelho se propague.
Ponho diante de mim esta luta que a leitura me apresenta.
Oratio (oração)
Faço partir minha oração destas palavras de São Bernardo, que se podem ler em relação ao trecho meditado:
“Ó tu que te encontras longe da terra firme,
A mercê dos vagalhões desse mundo,
Não desvies o olhar da luz deste astro,
Se não quiseres naufragar.
Se os ventos das tentações se levantarem,
Se te chocares contra os rochedos das tribulações,
Olha para a Estrela, Invoca Maria.
Se te sentires arrastado pelas ondas do Orgulho,
Da ambição, da traição, do ciúme,
Olha para a Estrela, Invoca Maria”.
Contemplatio (contemplação)
Contemplo este trecho do Apocalipse no contexto da festa de Nossa Senhora Aparecida. Em meio à perseguição e ao mal, um belo sinal surge para dar esperança. O Apocalipse condensa numa infinidade de símbolos a esperança cristã que vence o mal.
Contemplo Maria como “mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas”. Ela dá à luz um Menino. Acolho a Mãe e Filho, que a Palavra de Deus me apresenta.
Actio (ação)
O que a leitura e a meditação destes versículos me impulsionam a fazer? Como sou transformado pela Palavra que acolho nesta lectio divina?
Da minha meditação e oração virá um propósito de ação que buscarei concretizar em minha vida. Pode ser, quem sabe, a partir da contemplação dos sinais de beleza ou da luta contra o mal.
Imagem Destacada: Eduardo Gois
