Artigo: “A Igreja clama por paz”, por Fernando Anísio Batista

>
>
Artigo: “A Igreja clama por paz”, por Fernando Anísio Batista

As primeiras palavras proferidas pelo Papa Leão XIV após sua escolha revelaram uma das principais urgências de seu pontificado: a paz mundial. O novo Papa saudou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 08 de maio de 2025: “A paz esteja com todos vocês!”

A paz é uma característica de unidade dos cristãos. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é a maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração” (Jo 14,27). A promoção da paz é parte integrante da missão de cada cristão. A promoção verdadeira da paz é uma expressão da fé cristã, pois é o sinal do amor que Deus tem por cada um de seus filhos e filhas.

A Doutrina Social da Igreja, tem a promoção da paz como um de seus fundamentos, sendo que afirma que a paz só é alcançada quando ela é fruto da justiça e da caridade. Cabe a cada cristão defender a paz, lutar contra todas as medidas contra quem ameaça a paz, com o dever de proteger os inocentes, buscar o desarmamento e condenar o terrorismo.

Diante da escalada de conflitos no Oriente Médio, com riscos ampliação dessas guerras, o Papa Leão se manifesta em favor da paz: “Hoje, mais do que nunca, a humanidade clama e invoca a paz. É um grito que exige responsabilidade e razão, e não deve ser sufocado pelo fragor das armas e por palavras retóricas que incitam ao conflito. Cada membro da comunidade internacional tem uma responsabilidade moral: deter a tragédia da guerra, antes que ela se torne um precipício irreparável. Não existem conflitos “distantes” quando a dignidade humana está em jogo”, refletiu o Papa Leão XIV durante o Angelus no dia 22 de junho.

O tema da paz mundial está no coração do Papa Leão XIV e deve estar no coração de cada cristão. Rezar pela paz mundial é a primeira atitude que, juntamente com o Papa, devemos ter diariamente, pois “nenhuma vitória armada poderá compensar a dor das mães, o medo das crianças, o futuro roubado” (Papa Leão XIV).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA