Artigo: A fé em obras – por Fernando Anísio Batista

>
>
Artigo: A fé em obras – por Fernando Anísio Batista

Muitos santos e santas da Igreja doaram suas vidas num testemunho de fé para a edificação da obra de Deus na terra. Na sua segunda carta, São Tiago afirma que “A fé sem obras é morta” (Tg 2, 17). Quantas obras a Igreja realiza no seguimento ao evangelho?

Na verdade, nem seria necessário contá-las, pois Deus está presente nas obras materiais, mas também nas espirituais, agindo na mente e nos corações daqueles e estão abertos para sua ação.

Por ocasião do 97º Dia Mundial das Missões, a Agência Fides, apresenta algumas estatísticas para oferecer uma visão geral da Igreja no mundo. Dentre os diversos dados, as obras de Caridade têm um destaque no relatório, pois mostra a efetiva presença da Igreja na sociedade.

Foto.: Kasper/Cathopic

As instituições de saúde, caridade e assistência administradas pela Igreja Católica no mundo incluem: 5.405 hospitais, 14.205 ambulatórios, 567 hospitais de hanseníase, 15.276 lares para idosos, doentes crônicos e deficientes, 9.703 orfanatos, 10.567 creches, 10.604 centros de aconselhamento matrimonial, 3.287 centros de educação ou reeducação social e totalizam 35.529 outros tipos de institutos sociais.

Na Arquidiocese de Florianópolis há mais de 100 entidades sociais, que atendem mais de 17 mil famílias, mais de 11 mil crianças e adolescentes em entidades sociais. Neste Dia Mundial dos Pobres queremos convidar você a conhecer essas entidades e se engajar nesta causa, seja se tonando um voluntário ou fazendo uma doação. Para conhecer mais sobre a caridade social na Arquidiocese acesse o site da Ação Social Arquidiocesana.

ASADia Mundial dos PobresPrêmio Dom Afonso Niehues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA