Concentração Arquidiocesana do Ano Jubilar será realizada no CEAR

>
>
Concentração Arquidiocesana do Ano Jubilar será realizada no CEAR

No dia 23 de novembro, a Arquidiocese de Florianópolis fará uma grande Concentração Arquidiocesana para celebrar o Ano Jubilar. O evento será no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), a partir das 8h, com apresentações culturais e a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. São convidados os fiéis, religiosos, diáconos e presbíteros a participar de momento de unidade.

Programação: 

8h – Acolhida e animação.
8h30 – Apresentação artística e sobre o Jubileu
9h30 – Celebração Eucarística.
11h30 – Encerramento.

O jubileu

Proclamado pelo Papa Francisco por meio da bula Spes non Confundit (A esperança não decepciona). O jubileu convida os fiéis a redescobrir o valor da esperança cristã. O pontífice recorda que, em meio às incertezas do mundo atual, muitas pessoas olham para o futuro com ceticismo e pessimismo. “Esta imprevisibilidade do futuro faz surgir sentimentos por vezes contrapostos: desde a confiança ao medo, da serenidade ao desânimo, da certeza à dúvida”. (Spes non confudit, 1)

Ao falar da virtude teologal da esperança, Francisco afirma:

A esperança forma, juntamente com a fé e caridade, o tríptico das «virtudes teologais», que exprimem a essência da vida cristã (1 Cor 13, 13; 1 Ts 1, 3). No dinamismo indivisível das três, a esperança é a virtude que imprime, por assim dizer, a orientação, indicando a direção e a finalidade da existência crente. Por isso, o apóstolo Paulo convida-nos a ser «alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração» (Rm 12, 12).  (Spes non confudit, 18)

A bula convida os fiéis a buscarem as indulgências plenárias, como forma de purificação interior e desapego ao pecado. Francisco também destacou ainda a de sermos sinais de esperança para os que sofrem as consequências da guerra, os presos, enfermos, jovens, migrantes, idosos e, por fim, os mais pobres.

O encerramento do Jubileu será realizado, em Roma, na solenidade da Epifania do Senhor, dia 6 de janeiro de 2026. Outra data importante, são os 1700 anos do Concílio de Niceia, o qual afirmou as bases para desenvolver o Credo Niceno-Constantinopolitano.

A peregrinação

Diversos grupos participaram de peregrinações aos locais de peregrinação na Arquidiocese de Florianópolis. Alguns fiéis, religiosas e presbíteros de nossa Arquidiocese estiveram presentes nos Jubileus celebrados em Roma (jovens, catequistas, adolescentes, presbíteros, entre outros) e tiveram a oportunidade de passar pela Porta Santa nas basílicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA