Do sonho do coração de Deus, há três anos, surge a Jornada Paroquial da Juventude, como um novo momento para a paróquia: o início de um processo de reevangelização. Ao longo desse tempo, Deus tem suscitado jovens engajados e que fazem a opção radical por Jesus. Novos grupos surgiram, até que em junho desse ano organizamos a Coordenação Paroquial da Juventude em sete células de serviço, que se propõe a organizar os eventos e dar subsídios aos grupos.
Assim, com a graça de Deus, no último domingo, 13 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Enseada de Brito, em Palhoça, realizou a III Jornada Paroquial da Juventude (JPJ). O tema do encontro foi: “Não fomos nós que amamos a Deus, foi Ele quem nos amou primeiro.” A idéia era mesmo fazer um dia jovem, em estilo balada, em um ambiente que pudesse proporcionar uma concreta experiência com Jesus.
Pela manhã tivemos a abertura, com um vídeo apresentando a Paróquia e o projeto da JPJ, além de dança e entronização e bênção das imagens de Santa Terezinha e São João Paulo II, feita pelo pároco, Pe. Frei Rogério Rubick. Após, tivemos a Missa, presidida pelo Pe. Leoncio Lopes. Na sequência, o Ministério Paroquial Jovem de Música que conduziu toda a manhã, fez uma animação. No almoço foi servido pizza.
Essa JPJ também contou com a participação do cantor, pregador e missionário Nando Mendes, da gravadora Canção Nova, que fez um pocket show no início da tarde. Também teve a participação do Ministério de Dança. A animação após o pocket show ficou por conta do Ministério de Música JAEF (Palhoça) e a pregação por conta da Micaela (Itapema). Na sequência, adoração ao Santíssimo Sacramento. Os jovens também encenaram um teatro sobre perseverança. E a jornada foi finalizada com um evangelizashow do Ministério de Música Bem-Aventurados!
Depoimentos:
“Essa III Jornada Paroquial da Juventude foi um grande mover de Deus! Consegui beber do amor de Deus em cada detalhe, pude senti-Lo vir ao meu encontro de várias maneiras: na santa Missa, na Adoração, na pregação, nas animações, nas músicas, no teatro, no cenário da Jornada, na alimentação, no encontro com o irmão, no sorriso, no abraço!! Além disso, pude vivenciar que se somos fiéis no pouco Ele nos confiará mais, pois assim se sucede a cada Jornada. Foi maravilhoso ver os sonhos de Deus sendo colocados em prática e um exército jovem sendo fortalecido, renovado e revigorado! E que venha a IV JPJ!!!” (Amanda Darella – Grupo de Jovens RJM – Enseada de Brito).
“Eu achava que seria mais um domingo comum… Chegando lá, já me encantei com o acolhimento de sorrisos de verdade por eu estar ali. Ao entrar no salão paroquial fiquei impressionada, achei que estava numa festa de 15 anos, todo o local e clima já me proporcionaram uma sensação diferente; a certeza de que não seria um domingo comum! Ao passar do dia, fui ficando mais feliz, até a Missa com seus ritos paradoxos, teve um clima teen, e quando eu achava que não dava para ficar melhor: pizza no almoço! Eu e minhas amigas já estávamos satisfeitas com tudo que tinha acontecido, a sensação de “valeu a pena.” Mas como esse Deus é maravilhoso, a melhor parte ainda estava por vir: uma pregação top que foi levando ao momento de adoração com a passagem do santíssimo cheia de unção! Logo, um teatro para refletir sobre aquilo que tínhamos escutado e passar uma mensagem muito interessante. Para fechar com chave de ouro: o show de evangelização da banda Bem-Aventurados, o melhor que já fui, posso até dizer que dancei mais que o show do Sorriso Maroto. Só tenho que agradecer por ter feito parte desse momento que nunca vi igual, muita oração num clima jovial! Que venha a quarta jornada!” (Maria Eduarda Furtado – Roçado)
“Foi um grande dia santo e abençoado, um momento para cada um de nós jovens se encontrarem com Deus, e sentir verdadeiramente esse amor incondicional Dele por cada um de nós, pois não há prova de amor maior do que enviar o Seu próprio Filho para nos salvar”. (Bruno Vieira – Célula Maria Mãe de Deus (Intercessão) e Grupo de Jovens JUPACRI).
“Com muita alegria recebi o convite para estar em Palhoça, na III JPJ. Fiquei imensamente feliz com a acolhida e com o carinho que recebi! Os jovens foram ousados e criativos! O evento estava lindo! Espero que possamos evangelizar juntos novamente em breve.” (Nando Mendes – Gravadora Canção Nova).
Por: Luan Silva Gonçalves – Coordenador Paroquial da Juventude da Enseada de Brito