Encenações da Paixão de Cristo 2019 na Arquidiocese

>
>
Encenações da Paixão de Cristo 2019 na Arquidiocese

No dia da celebração da Paixão e Morte de Cristo, Sexta-feira Santa, os passos de Jesus tomam forma na representação de diversas apresentações na Arquidiocese de Florianópolis.

Na mensagem central , “Deus amou tanto a humanidade, que foi capaz de doar a própria vida para salvar a todos” (cf Jo 3,16).

A celebração da Sexta-feira Santa, 19 de abril, ocorre em todas as paróquias e santuários da Arquidiocese, mas as apresentações artísticas seguirão apenas em determinadas localidades.

Se a sua paróquia, comunidade ou movimento vai apresentar e não está nesta publicação, favor enviar as informações com cartaz para o e-mail: [email protected]

Confira a programação e participe!

BOMBINHAS

A Comunidade de Bombinhas se prepara para Encenação da Paixão de Cristo pelas ruas da cidade, na Sexta-feira Santa, 19 de abril.

A Comunidade de Bombinhas se prepara para Encenação da Paixão de Cristo pelas ruas da cidade, na Sexta-feira Santa, 19 de abril.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que engloba sete comunidades bombinenses, realiza a Encenação da Via Sacra e Paixão de Cristo no feriado de Sexta-feira Santa, dia 19 de abril.

Os personagens são  representados por fiéis da comunidade, que são acompanhados em procissão por moradores e turistas a partir das 18h. A saída do cortejo e encenação da primeira estação se dará na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada à rua Flamingo, 150, bairro de Bombas, segue pela rua Martim Pescador, entra na Av. Leopoldo Zarling e culmina com a crucificação na Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada ao lado do Cemitério Municipal, entre as praias de Bombas e Bombinhas.

A Ressurreição de Cristo acontece na Missa de Páscoa no domingo, 21 de abril, às 8h, na Igreja Matriz, ocasião onde também será realizado o envio das Bandeiras do Divino Espírito Santo, que a partir de então, seguem em visitação de casa em casa, pelos bairros até o dia de Pentecostes, em 9 de junho.

A comunidade bombinense convida a todos para prestigiarem este momento singular de fé e reflexão. Em caso de chuva, a encenação será realizada na Igreja Matriz.

O quê: Encenação da Paixão de Cristo

Quando: Sexta-feira Santa, dia 19 de abril, às 18 horas

Onde: Saída da Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rua Flamingo, 150,  Bombas

Realização: Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Pastoral da Renovação Carismática Católica – RCC

Apoio: Prefeitura de Bombinhas, Empresas Vila do Farol, Mario Pera e família, Clínica Emanuelle Erichsen, e comunidade bombinense.

Informações: (48) 3369-1561

Por Márcia Cristina Ferreira
Coordenadora da Pastoral da Comunicação
Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

GUABIRUBA

Gabiruba

“Paixão e Morte de um Homem Livre” é considerada uma das maiores e mais belas peças teatrais do gênero no sul do país, que narra momentos especiais da vida de Jesus Cristo e seus últimos momentos na terra através de sua vida, paixão, morte e ressurreição.

​O espetáculo é apresentado em um grande cenário distribuído em sete mil metros quadrados de palcos e passarelas, a céu aberto, e conta com uma grande estrutura de som e iluminação. Além disso, a peça apresenta um rico figurino em cada passagem encenada, resultado de muitas pesquisas, e que transporta e emociona o público para o início da era cristã.

​O espetáculo, no ano de 2019 estará realizando a sua 22ª edição e promete emocionar e encantar o público presente. O ator convidado deste ano é Luciano Zafir.

História:

​Realizada desde 1981 em Guabiruba, a peça é apresentada sempre na Semana Santa. Desde 1997 ela acontece no pátio da Capela São Cristóvão, no bairro Aymoré, sempre nos anos ímpares, e conta com a participação de cerca de 400 colaboradores entre atores e equipe técnica. O espetáculo, na Páscoa de 1981, quando sete grupos de jovens de Guabiruba, apresentaram o primeiro teatro em forma de musical no Salão Cristo Rei durante a Semana Santa.

Anos depois, o musical deu espaço a apresentações durante as celebrações pascais, na comunidade São Pedro. Depois, passou a ser encenado no palco do Salão São Pedro e na escadaria da Capela do bairro e, posteriormente, na carroceria de um caminhão, em forma de quadros da via sacra, ao longo da rua São Pedro. Ano a ano, as famílias de Guabiruba e região passaram a visitar o município na Semana Santa e a acompanhar o espetáculo da Paixão de Cristo feito com tanto amor pelos voluntários.

​Foi na Páscoa de 1997 que o “Espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre” foi realizado pela primeira vez na comunidade do Aymoré, nos jardins e pátio da Igreja São Cristóvão. De lá para cá, as apresentações tornaram-se ainda maiores, com a união de 300 a 400 voluntários a cada edição, dentro e fora dos palcos e um público de mais de oito mil pessoas nos dois dias de evento.

Por Guilherme Colombi / Pascom de Guabiruba

PALHOÇA

FLORIANÓPOLIS

PORTO BELO

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo, convida você e sua família para participar da Encenação da Paixão de Cristo, que acontece na sexta-feira santa dia 19/04 às 22h no Centro de Porto Belo, na Praça da Bandeira.

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo, convida você e sua família para participar da Encenação da Paixão de Cristo, que acontece na sexta-feira santa dia 19/04 às 22h no Centro de Porto Belo, na Praça da Bandeira.

A encenação traz emoção para os paroquianos e visitantes da cidade de Porto Belo, preparada por jovens e adultos da Paróquia. Muito mais que um teatro, a encenação busca trazer uma reflexão, sobre uma das histórias mais emocionantes já contadas.

Você é nosso convidado, dia 19, às 22h no Centro de Porto Belo, na Praça da Bandeira. Participe

Por Matheus Gabriel Paulo

Arquidiocese de FlorianópolisEncenação da Paixão de CristoParóquias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA