No final do ano de 2013, o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck motivava toda a Arquidiocese a montar presépios nas igrejas e nas casas. Já na Cúria Metropolitana, seu desejo era ter um presépio em tamanho natural, para que as pessoas, ao passarem em frente, lembrassem do real motivo do Natal.
Segundo o ecônomo da Arquidiocese, Pe. Leandro Rech, “fizemos contatos, levantamos possibilidades e percebemos que os custos não nos possibilitariam de ter o presépio em tamanho natural tão logo”.
Em meados de novembro de 2015, os proprietários da Arte Sacra, empresa que fabrica e vende imagens, entraram em contato com o Pe. Leandro, para expor na Cúria, um presépio em tamanho natural, feito de fibra. O ecônomo visitou a fábrica e conheceu o presépio; apresentou a proposta ao Arcebispo e o mesmo gostou da ideia.
Assim, “começamos a encaminhar tudo o que era necessário para montar o presépio na Cúria”, explicou Pe. Leandro. O Diácono Nery Alfredo Freitas ficou com a estrutura do tablado; o Pe. Luiz Prim conseguiu com os voluntários do Recanto Silvestre, as pessoas para a montagem, entre eles, o cenógrafo Sérgio Lima e Silva e o sargento da Polícia Militar, Gilberto Luiz; e para a iluminação, a colaboração do Alexandre. Em poucos dias, o presépio estava pronto.
Aberto para visitação
Para os que desejarem visitar o presépio, o mesmo está montado na Rua Esteves Júnior, 447, centro de Florianópolis. Pode ser visitado até às 21h30 do dia 23 de dezembro.
“Agradeço a todos que colaboraram para esta realização e desejo que o Menino Deus traga a todos, os melhores dons que provém Dele! Santo Natal e Abençoado 2016”, destacou Pe. Leandro Rech.