Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado, da Arquidiocese e co-padroeira de Florianópolis, foi homenageada com uma Missa solene, no dia 25 de novembro, na Catedral Metropolitana.
O Arcebispo presidiu a Celebração Eucaristia, concelebrada por vários padres de Florianópolis. Os seminaristas do Convívio Emaús também participaram.
“Santo é aquele que manifesta a presença de Deus na vida e na morte. Vamos invocar a intercessão de Santa Catarina sobre nosso Estado e elevar do fundo do nosso coração, o agradecimento a ela”, destacou Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, na homilia.
Um coral, composto por integrantes do Rio Tavares, Canasvieiras e Campeche, entoou cânticos em homenagem à padroeira.
Com rosas nas mãos, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas centrais de Florianópolis, acompanhados do Arcebispo, dos padres e de uma relíquia de Santa Catarina, conduzida pelo Arquimandrita Agathagelos, da Igreja Ortodoxa Grega.
Neste ano, uma extensa programação marcou as festividades de Santa Catarina, com novenas preparatórias que iniciaram no dia 16 de novembro. As celebrações contaram com a participação de várias paróquias da Ilha. Uma exposição de quadros da pintora Vera Sabino também marcou a data.