Procissão do Senhor dos Passos promete reunir milhares de fiéis

>
>
Procissão do Senhor dos Passos promete reunir milhares de fiéis
Em 2025, a procissão reuniu mais de 40 mil fiéis em Florianópolis. Foto: Luis Ricardo/ArqioFloripa

O mês de março é marcado por uma manifestação popular bastante conhecida na Arquidiocese, a Procissão do Senhor dos Passos. A devoção em Florianópolis tem origem no século XVIII, quando um barco com destino à cidade Rio Grande (RS) atracou com a imagem e não conseguia sair devido às inúmeras tempestades. O povo manteve a imagem na Capela Menino Deus, pois interpretava o acontecimento como um sinal divino. Assim, em 1766, iniciou a manifestação religiosa mais antiga de Santa Catarina, que atrai até hoje peregrinos de toda parte.

A tradicional Procissão do Senhor dos Passos, de Florianópolis, caminha para a sua 261ª edição. As festividades acontecerão a partir do dia 15 de março e se estenderão até o dia 23 de março, que neste ano coincide com o aniversário da capital catarinense.

Os atos principais acontecerão no 5º Domingo da Quaresma (21 e 22 de março). Às 7h30, na Capela Menino Deus, acontece a missa e a procissão do Carregador. Às 17h, será celebrada a missa em honra ao Senhor dos Passos, e às 20h, acontece a transladação das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores para a Catedral Metropolitana.

No domingo, às 9h30, será celebrada a Missa presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ. Às 16h, terá início a procissão do Encontro das imagens em frente à Catedral Metropolitana. Neste ano, o sermão do encontro será proferido pelo Pe. Mário José Raimondi. O momento é encerrado com a transladação e retorno das imagens para a Capela Menino Deus. Na segunda-feira, feriado municipal, a missa em Ação de Graças será às 7h30.

A devoção em outras comunidades

No centro de Itajaí, as celebrações na Paróquia Santíssimo Sacramento acontecerão nos dias 21 e 22 de março. No sábado, a missa de transladação das imagens será às 19h30. E no domingo, a procissão com o sermão do encontro será às 16h.

Na Comunidade Senhor dos Passos, da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em Porto Belo, a festa se iniciará no dia 18 de março, às 19h, com a missa na Igreja Matriz e procissão com as imagens até a Igreja Senhor dos Passos. No domingo, dia 22 de março, a Procissão com o Sermão do Encontro acontece a partir das 9h, seguida pela missa festiva e almoço. Mais informações, através do Instagram: @igrejasenhordospassos.

No município de São José, a celebração está em sua 171ª edição. A missa acontecerá às 8h, na Igreja Matriz, Centro Histórico, e, às 16h, iniciará a procissão. O Sermão do Encontro acontecerá em frente à Câmara de Vereadores. Desde 2019, a Procissão tornou-se Patrimônio Imaterial da cidade de São José.

Em algumas paróquias da Arquidiocese, a procissão é realizada no Domingo de Ramos, neste ano, dia 29 de março. No centro de Palhoça, na Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, a procissão iniciará às 17h. Na capela do Centro Histórico em Garopaba, o início será às 15h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA