Missa solene encerra Jubileu na Arquidiocese de Florianópolis

>
>
Missa solene encerra Jubileu na Arquidiocese de Florianópolis

O Ano Jubilar foi encerrado na Arquidiocese de Florianópolis na tarde deste domingo (28/12), festa litúrgica da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, em celebração realizada na Catedral Metropolitana. A missa foi presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Onécimo Alberton, e por diversos padres da arquidiocese.

Durante a homilia, Dom Wilson destacou a importância de buscar a construção de um mundo melhor a partir da própria vida pessoal, familiar e comunitária. Inspirando-se no Evangelho — especialmente no trecho em que os Magos retornam por outro caminho — o arcebispo afirmou que cada cristão é convidado a discernir quais caminhos não devem mais ser seguidos e a escolher percursos novos e verdadeiros, que aproximem de Deus e fortaleçam a vida familiar.

Ao recordar a missão de Maria e José de proteger o Menino Jesus, Dom Wilson alertou para tudo aquilo que, em nossa vida, comunidade e Igreja, “mata Jesus”: atitudes como orgulho, rancor, ódio, acomodação na fé e negligência na prática do bem. Assim como os santos pais defenderam Jesus das ameaças de Herodes, ele afirmou que os cristãos são chamados a preservar Cristo em suas vidas e famílias.

O arcebispo também refletiu sobre os sonhos de São José, nos quais Deus revela Seu plano. Enfatizou que o Senhor também “sonha” para cada pessoa, família e comunidade, convidando todos a acolher e realizar esses sonhos com generosidade, assumindo atitudes que expressem o amor de Deus no cotidiano. Para Dom Wilson, o Ano Jubilar é um tempo propício para a revisão de vida, para abandonar o que não deve continuar e para abraçar novas práticas de fé, caridade e esperança.

No final de sua mensagem, o arcebispo motivou os fiéis a refletirem sobre quais atitudes desejam fortalecer e cultivar no novo tempo que se inicia, acolhendo Cristo em suas casas à semelhança da Sagrada Família. “O sonho de Deus para nós — uma família firme, unida e cheia do Seu amor — depende da nossa disponibilidade em dizer: ‘Senhor, podes contar conosco’”, afirmou.

A celebração foi encerrada com o canto do hino Te Deum, em ação de graças pelo Ano Santo que marcou a vida da Igreja no mundo inteiro. Iniciado em Roma em 24 de dezembro de 2024 e, nas dioceses do mundo, em 29 de dezembro do ano passado, o Ano Santo foi convocado pelo Papa Francisco com o tema “Peregrinos da Esperança”, inspirado em Romanos 5,5: “A esperança não decepciona”. A conclusão do Jubileu nas dioceses ocorreu neste 28 de dezembro, enquanto, em Roma, o encerramento oficial será presidido pelo Papa Leão XIV no dia 6 de janeiro de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA