Dom Gilson Muerer é ordenado bispo e toma posse canônica da Diocese de Lages

>
>
Dom Gilson Muerer é ordenado bispo e toma posse canônica da Diocese de Lages

Dom Gilson Muerer foi ordenado bispo e toma posse canônica da Diocese de Lages neste sábado, dia 27 de dezembro de 2025. A missa foi celebrada na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, e o ordenante principal foi Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, coadjuvado por Dom Odelir José Magri, Arcebispo Metropolitano de Chapecó, e por Dom Murilo Krieger, Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia. Também estavam presentes Dom Onécimo Alberton, Bispo Auxiliar de Florianópolis, Dom Guilherme Antônio Werlang, até então Administrador Apostólico e agora Bispo Emérito de Lages, e mais de 11 bispos das dioceses de Santa Catarina e de outros estados.

Após a proclamação do Evangelho, foi cantado o hino Veni, creator Spiritus, seguido da apresentação do eleito com a leitura do mandato pontifício. Em sua homilia, Dom Wilson recordou que o ordenado, antes da celebração eucarística, beijou o crucifixo e realizou uma pequena adoração no sacrário da Igreja. “Assim ele acolhe todas as cruzes que serão apresentadas para ele na sua vida de bispo”, completou. O Arcebispo ressaltou a figura de São João Evangelista, que foi ao sepulcro, “viu e acreditou” na ressurreição. “É esse Cristo ressuscitado que nós queremos anunciar de cima dos telhados e torná-lo conhecido e amado”, destacou.

Terminada a homilia, o eleito realizou as promessas. O rito seguiu com a Ladainha, a imposição de mãos e prece de ordenação com a imposição do Evangelho. Após a unção da cabeça, foram entregues o Livro dos Evangelhos e as insígnias episcopais. Após o término, foi dada a posse ao novo bispo que presidiu a celebração eucarística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA