O Diácono José Altamiro Vilpert celebra, no dia 19 de novembro, 25 anos de ordenação diaconal. Ele foi ordenado por Dom Eusébio Oscar Scheid. Aos 81 anos, o diácono, natural de São Pedro de Alcântara, tem seis filhos, 12 netos e dois bisnetos. Seu lema de ordenação está no livro do Eclesiástico: “Meu filho, se você se apresenta para servir ao Senhor, prepare-se para a provação” (Ecl 2, 1).
O Jornal da Arquidiocese entrevistou o diácono, que recordou momentos de sua trajetória. Ele contou que teve diversas profissões, como agricultor e carpinteiro, e também criou animais para sustentar a família com a Orandina da Silva Vilpert. Ele recorda que, mesmo com as situações difíceis vividas na época em que era empregado, nunca deixou de rezar e seguir o mandamento de Deus.
Dentre as atividades pastorais que realizou na igreja, foi catequista e ministro extraordinário da sagrada comunhão por mais de vinte anos. Depois de um tempo, o Diác. Rogério de Santo Amaro convidou-o e pediu para seu pároco, Pe. Pedro Azevedo, para colocá-lo na Escola Diaconal, o que se concretizou com o convite formal.
“Eu ajudo o meu pároco tanto quanto possível nas exéquias, nas celebrações da Palavra no interior, e o meu maior incentivo é levar a comunhão aos doentes”, recordou. Ele se sente muito grato a Deus por esses 25 anos de ministério.
A missa em ação de graças acontecerá na Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião em Anitápolis, no dia 16 de novembro, às 10h.
