Catedral de Florianópolis recebe restauração histórica de imagens sacras

>
>
Catedral de Florianópolis recebe restauração histórica de imagens sacras

Em apenas 33 dias, a Catedral Metropolitana de Florianópolis viveu um marco de fé e preservação cultural: a restauração de importantes imagens sacras de seu patrimônio religioso. O trabalho só foi possível graças à generosidade de doadores, que custearam integralmente as despesas, incluindo andaimes, grua elevatória e a recuperação de peças que estavam deterioradas.

As imagens restauradas carregam consigo devoções profundas ligadas à história da Igreja em Santa Catarina e à memória do segundo bispo e primeiro arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Joaquim. Acima da imagem do Sagrado Coração de Jesus, estão representadas Santa Catarina de Alexandria e Santa Margarida Maria Alacoque. Já sobre Nossa Senhora de Lourdes, encontram-se Santa Bárbara e Santa Inês.

Cada detalhe revela um simbolismo único. O medalhão de Santa Catarina é obra de um artista florentino do século XVI. O de Santa Margarida recorda a mística que recebeu a visão do Coração de Jesus na hóstia consagrada. Santa Bárbara foi escolhida por ser a santa do dia de nascimento de Dom Joaquim, enquanto Santa Inês remete à tradição dos cordeiros cuja lã é utilizada na confecção dos pálios concedidos a Papas e Arcebispos.

O gesto de fé e generosidade dos benfeitores devolve à Catedral parte de sua memória histórica, fortalece a devoção popular e preserva a beleza do templo que é símbolo da Arquidiocese. O coração da vida eclesial de Florianópolis se enriquece ainda mais, oferecendo aos fiéis a oportunidade de contemplar esse patrimônio com renovada beleza e espiritualidade.

Fotos: Jonara Oliveira/Arquivo Catedral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA