Novo livro de padre Eder revela a riqueza da Arte Sacra da Matriz Santíssimo Sacramento de Itajaí

>
>
Novo livro de padre Eder revela a riqueza da Arte Sacra da Matriz Santíssimo Sacramento de Itajaí

A Arquidiocese de Florianópolis tem o prazer de anunciar o lançamento do livro “A Arte Sacra da Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento em Itajaí”. De autoria de seu pároco, Pe. Eder Claudio Celva, a obra, convida os leitores a uma profunda imersão na beleza e no simbolismo desse templo que é um verdadeiro tesouro arquitetônico e de arte sacra em Santa Catarina. O livro conduz o leitor por uma jornada fascinante, especialmente por sua edição colorida e primorosa que nos faz apreciar melhor cada parte do templo. 

Uma jornada através da história e da arte

Com projetos arquitetônicos iniciados em 1938, as obras em 1941, sua inauguração em 1955 e sua consagração em 1956, a Igreja Santíssimo Sacramento se destaca em nossa Arquidiocese por sua imponência e beleza. 

Depois de celebrar os 200 anos de criação do Curato do Santíssimo Sacramento, que é inclusive um marco fundacional da cidade, e de ter escrito sobre os padres baluartes da construção, os monsenhores de nossa arquidiocese: José Locks e Vendelino Hobold, e o processo de construção da igreja. Padre Eder agora estuda a riqueza da composição artística, fruto do talento de nomes como Martin Obermayer, Emílio Sessa, Aldo Locatelli, Attílio Pisoni, Ervin Curt Teichmann, entre outros artistas. 

Padre Eder Celva expressa um significado simbólico para as pinturas, vitrais e mobiliário, revelando a profunda mensagem litúrgica, teológica e espiritual que a arte sacra da matriz transmite.

Um legado para Itajaí e para a Arquidiocese

O livro demandou ao autor cinco anos de trabalho com tréguas, porém, iniciado já quando o arcebispo o incumbiu da missão de pároco, veio-lhe a ideia de trabalhar para valorizar a Matriz da paróquia. Não só pelos estudos e visitas guiadas, mas também para um projeto de restauro que, depois de muito trabalho, será iniciado neste ano, com o contrato que a paróquia assinou com a arquiteta indicada pela arquidiocese: Lilian Mendonça, grande perita nesse tipo de trabalho. O livro e o início do projeto de restauro surgem neste ano em que a matriz celebra 70 anos de sua inauguração, sendo um verdadeiro presente que o pároco atribui aos paroquianos que tanto amam a sua igreja.

O livro “A Arte Sacra da Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento em Itajaí” é um valioso contributo para a preservação da memória e do patrimônio cultural da Arquidiocese de Florianópolis. Através da sua leitura, os fiéis e os amantes da arte poderão aprofundar o seu conhecimento sobre a história e o significado da igreja matriz, um lugar de encontro com Deus. 

Como o padre Eder não costuma fazer solenidade de lançamento, o livro estará sendo vendido na secretaria paroquial pelo valor de 50 reais.

A fé na beleza: um convite à contemplação

Carlos Henrique Medeiros, membro do Conselho de Pastoral da Comunidade – CPC e Conselho de Pastoral da Paróquia – CPP, afirma: O autor convida o leitor a contemplar a beleza do templo como uma expressão da fé, um lugar onde a arte se une à espiritualidade para elevar a alma a Deus. buscando informação e inspiração para escrever sobre “A Arte Sacra da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí”, que passa a fazer parte da Coleção do Bicentenário do Curato do Santíssimo Sacramento e da Cidade de Itajaí. Com este livro, nosso pároco presenteia nossa cidade, descrevendo e interpretando a beleza da arte interna de nossa Igreja Matriz.

Guia-nos o autor pelas linhas históricas, artísticas e culturais que compõem a identidade do nosso templo. A obra revela a perspectiva de quem contempla a igreja como um espaço sagrado, onde o Divino se encontra com o humano. Ele faz isso não para mostrar o templo apenas como um lugar de visitação, mas sobretudo para descrever cada obra de arte nele executada, indo ao âmago de cada uma delas, descobrindo as intenções de seus autores ao criá-las, relatando as realidades de então, bem como os objetivos que serviram de inspiração para o erguimento da Matriz: servir para a glória de Deus pela celebração dos mistérios da Fé, segundo a liturgia da Santa Igreja, tornando-se no lugar “ditoso, onde o homem se encontra com Deus!” (São João Paulo II, no Sábado Santo de 2002).

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é um testemunho vivo da fé que se transformou em um catecismo vivo, como pretenderam monsenhor José Locks e, especialmente, monsenhor Vendelino Hobold – incansáveis idealizadores e executores da obra – que buscaram expressar no interior da Matriz toda a pujança e robustez externa, convertidas em sacralidade e beleza no seu interior, através das pinturas murais, vitrais, mobiliário e esculturas.

Ao longo de 200 anos de história cristã da cidade situada na foz do Rio Itajaí, a Igreja Católica protagonizou e alicerçou o engrandecimento do lugar e irradiou sua força e influência para além de suas fronteiras. Grandeza, sim, mas como sinônimo exato de beleza. Beleza que é Deus, Vivo e Verdadeiro, no Santíssimo Sacramento, em honra de quem foi erguida, amorosamente, por nossos antepassados a Matriz da paróquia. Certamente, movido pelo mesmo amor que nutre por ela, é que padre Eder “ergueu” para nós este livro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA