São Luís é a sede do 13ª Encontro Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (ENPJ). O evento ocorrerá de 12 a 19 de janeiro de 2025, na capital maranhense, com uma programação voltada para a reflexão, celebração e fortalecimento da missão juvenil na Igreja.
A secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, falou sobre o tema e o lema escolhidos para essa edição.“Este chamado nos impulsiona a gritar a utopia e a convidar os grupos de jovens de todo o Brasil a ecoar a esperança por um país melhor para nossas juventudes. É um convite à reflexão e à construção conjunta sobre essa temática tão necessária, fortalecendo os rumos da evangelização na nossa pastoral. Em São Luís do Maranhão, teremos a oportunidade de aprofundar essa missão, renovando nosso compromisso de fé e transformação”, disse Wanessa.
Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, destacou a relevância do encontro para a evangelização da juventude no Brasil. “Virão ao Maranhão representantes de todo o país, trazendo suas experiências, seus sonhos e ajudando a Igreja do Brasil a ver por onde caminhar no serviço de evangelização das juventudes. Sejam bem-vindas, juventudes do Brasil. A Igreja do Maranhão vos acolhe com carinho e amor”, declarou.
Durante a programação, haverá momentos especiais, como a celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude do Maranhão, que destacará a trajetória de fé e engajamento dos jovens maranhenses. Além disso, será lançada a nova edição comemorativa dos 20 anos do livro “Somos Igreja Jovem”, um marco importante na história e espiritualidade da PJ.