A Comissão Arquidiocesana de Tutela de Menores e Pessoas Vulneráveis realizou, no dia 23 de outubro de 2024, no Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP), o “Encontro Especial de Formação sobre a questão dos abusos na Igreja para os Formadores e Formadoras das Casas de Formação, Seminários e Conventos da Arquidiocese de Florianópolis”.
O encontro contou com a participação especial do Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, do Bispo Auxiliar, Dom Onécimo Alberton, dos membros da Comissão de Tutela e a presença de 15 formadores e formadoras presentes na Arquidiocese.
Foram tratados os seguintes temas: 1. A crise dos abusos na Igreja (o fenômeno); 2. A dimensão psicológica dos Abusos; 3. A resposta da Igreja; 4. Momento de partilha: percepções e reflexões práticas.
Este é o segundo momento formativo proposto pela Comissão Arquidiocesana de Tutela este ano. O primeiro, foi na Reunião Geral do Clero, no dia 24 de setembro, na Paróquia São João Batista, Encruzilhada, em Biguaçu, para os padres e diáconos; este segundo, dirigido especialmente para os/as Formadores/as das Casas de Formação, se reveste de uma importância muito grande na perspectiva de criar propostas claras de formação para os clérigos e religiosos/as, tanto no aspecto eclesial e espiritual, quanto no humano-afetivo.
É missão da Comissão Arquidiocesana de Tutela fomentar um ambiente arquidiocesano seguro para menores e pessoas vulneráveis, através do incentivo à “cultura do cuidado”, em todos as estruturas eclesiais e pastorais.