Catarinense é criado cardeal pelo Papa Francisco

>
>
Catarinense é criado cardeal pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou neste domingo, dia 6 de outubro, o consistório para a criação de 21 novos cardeais, entre eles está o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB e do CELAM, Dom Jaime Spengler. Natural de Gaspar, tem como tema episcopal In Cruce Gloriari (Gloriar-se na Cruz) (Cl 6, 14).

Foto: Vatican Media

A lista inclui o nome de Dom Baldassarre Reina, que o Papa anunciou que irá se tornar o novo vigário de Roma, sucedendo o cardeal Angelo De Donatis, que foi nomeado Penitenciário-Mor em abril. Entre os futuros cardeais também está o núncio Angelo Acerbi, com 99 anos de idade, provavelmente o cardeal mais idoso criado até o momento. Acerbi estará entre os cardeais que, por motivos de idade, não votarão em um futuro conclave. Os nomes italianos também incluem o de Roberto Repole, arcebispo de Turim, teólogo e um dos membros do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Há três nomes da Cúria. Em primeiro lugar, o Pe. Fabio Baggio, scalabriniano, subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Baggio é também diretor-geral e pessoa de contato direto do Papa Francisco para o Borgo Laudato si’ e o Centro De Alta Formação Laudato si’. Em seguida, o arcebispo Rolandas Makrickas, lituano, 51 anos, em 2021 nomeado comissário extraordinário para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, e dom George Kovakaad, indiano, uma figura conhecida do público em geral como organizador das viagens papais.

Parabéns Dom Jaime Spengler, Deus continue a iluminá-lo nesta missão, agora sobretudo nesta colaboração mais próxima ao Santo Padre

Com informações da CNBB.

Cardeal Spenglerconsistório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA