Mons. Adalberto Donadelli Júnior é ordenado bispo para a Diocese de Rio do Sul

>
>
Mons. Adalberto Donadelli Júnior é ordenado bispo para a Diocese de Rio do Sul

Na manhã do último sábado, 10 de agosto, dom Adalberto Donadelli Júnior foi ordenado bispo para a diocese de Rio do Sul (SC). A celebração foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Joinville (SC). O evento foi transmitido ao vivo pelas plataformas digitais da CNBB Sul 4 e das dioceses de Joinville e Rio do Sul e pela TV Evangelizar, permitindo que fiéis acompanhassem a celebração.

Dom Francisco Carlos Bach, bispo da diocese de Joinville, presidiu a cerimônia como bispo ordenante, acompanhado dos bispos co-ordenantes dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e dom Onécimo Alberton, bispo auxiliar de Florianópolis. A cerimônia contou também com a presença de todos os bispos do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de dom Manoel João Francisco, bispo emérito de Cornélio Procópio (PR).

Em sua homilia dom Francisco enfatizou que o ministério episcopal não é uma honra pessoal, mas um serviço eclesial que exige amor profundo e dedicação à missão de Cristo. Ele destaca a importância do amor a Deus e ao rebanho, alertando que a vida episcopal trará desafios e cruzes, mas será sustentada pela graça divina e pelo apoio do Povo de Deus. O bispo deve seguir o exemplo de Jesus e Maria, servindo com amor e fidelidade à vontade de Deus, sempre acompanhado pela intercessão materna de Maria e a presença constante de Cristo.

Rito de Ordenação Episcopal

Após a homilia, teve início o rito de ordenação episcopal. monsenhor Adalberto foi questionado sobre sua fé e disposição para assumir a nova missão, em seguida, prostrou-se no chão enquanto foi entoado a Ladainha de Todos os Santos. Dom Francisco então impôs as mãos sobre o novo bispo, gesto repetido em silêncio por todos os bispos presentes.

O Evangeliário aberto foi colocado sobre a cabeça de monsenhor Adalberto, e a prece de ordenação foi proferida por dom Francisco. Após a ordenação, dom Adalberto foi ungido na cabeça com óleo santo e recebeu as insígnias episcopais. O novo bispo foi saudado pelos demais bispos, sinalizando sua acolhida no colégio episcopal.

Mensagem de acolhida e agradecimentos

Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó (SC) e presidente da CNBB Sul 4, ao dar as boas-vindas a dom Adalberto, em nome dos bispos do regional, destacou a importância da ordenação durante o mês vocacional e relembrou o tema “Igreja: Uma sinfonia vocacional”. “Bem-vindo à nossa orquestra, estava faltando a sua voz. Que possamos continuar cantando juntos a sinfonia de uma igreja sinodal, missionária, misericordiosa e cristã na mensagem e no anúncio de Jesus Cristo”, disse dom Odelir.

No encerramento da celebração, dom Adalberto, acompanhado pelos bispos ordenantes, percorreu a assembleia, abençoando os fiéis. Em seguida, dirigiu-se aos presentes, rezando e agradecendo a Deus expressando sua profunda alegria e comprometimento com sua nova missão:

“Senhor, diante da confissão de fé e de amor de Pedro, o que posso te dizer hoje? É uma grande alegria poder afirmar que vale a pena deixar tudo por Ti. Aqui está a minha vida; criaste-me para dizer que me amas e para pedir-me que corresponda ao Teu amor. Tocaste-me o coração com a Tua benevolência, e a Tua humildade conquistou-me com o Teu rosto desfigurado na Cruz. Ainda que, como Pedro, eu tenha hesitado, vacilado ou pecado, hoje quero dizer-Te: amo-Te, e desejo amar-Te por toda a minha vida. Jamais quero separar-me de Ti, estou disposto a perder tudo por Ti.

Dá-me a fé e o amor ardente de Pedro, a coragem de Paulo, para que, vivendo em Ti e para Ti, eu possa testemunhar a ressurreição do Teu Filho Jesus e o Teu amor, que excede todo o conhecimento. Senhor, não Te peço outra coisa senão sabedoria, humildade e simplicidade, para que eu possa servir-Te e ser fiel a Ti até o fim da minha vida.”

Para finalizar, ele agradeceu ao papa Francisco por ter confiado a ele essa missão e a todos que contribuíram para a celebração, incluindo seus familiares, bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas e as dioceses de Joinville e Rio do Sul.

Por Jaison Alves da Silva | Fotos: Jailson Foto Evento (Joinville/SC)

Diocese de Rio do SulDom Adalberto Donadelli Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA