Entre os dias 16 e 23 de junho de 2024, a Rede Migra estará promovendo diversas atividades em comemoração à 39ª Semana do Migrante e do Refugiado.
Essas atividades acontecerão ao longo da semana, e serão descentralizadas nos municípios de Florianópolis, São José e Palhoça. Elas se referem a mutirões de regularização migratória e assistência social, rodas de conversa, religiosidade, arte, cultura e muita partilha.
A Rede Migra surge em 2023, em um movimento de encontro e fortalecimento de ações entre três entidades católicas que atuam com migração e refúgio na região: a Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina; a Pastoral do Migrante/Missão Scalabrini; e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados. O propósito da Rede Migra SC é, portanto, a construção coletiva e a cooperação solidária como forma de estabelecer pontes de ajuda mútua que agreguem aos serviços oferecidos para a população migrante refugiada.
Essa será a primeira Semana do Migrante e do Refugiado organizada desde a promulgação da Lei 14.678, de setembro de 2023, que a instituiu oficialmente entre os dias 19 e 23 de junho. Antes de ser instituída por lei, tal semana já era compromisso certo na agenda de inúmeras entidades da sociedade civil que trabalham com a questão migratória, pois nos dias 19 e 20 de junho celebram-se, respectivamente, o Dia Nacional do Migrante e Dia Mundial do Refugiado, dessa forma atualmente comemora-se a 39ª Semana do Migrante pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Nessa mesma semana diversas organizações estarão realizando eventos e atividades com o mesmo objetivo, dentre estas, a Sawubona que busca apresentar na cultura uma forma de transformação social e inclusão das comunidades migrantes no Brasil.
Veja abaixo alguns materiais a ser utilizados nesta semana. Promova também em suas comunidades a reflexão sobre a 39ª Semana do Migrante.
Fonte: Pastoral do Migrante e ASA Floripa