As paróquias da Arquidiocese de Florianópolis receberam nas últimas duas semanas os livretos de Quaresma e Páscoa dos Grupos Bíblicos em Família. Confira a introdução:
—
Caros leitores e leitoras, estamos retornando de um período de férias. Com certeza foram bons momentos de encontro e de fraternidade. Agora é tempo de retornar ao cotidiano da vida. Com forças renovadas queremos agradecer a Deus que nos une em seu amor e se faz presente no meio de nós. Queremos convidá-los para caminhar conosco como Igreja nas casas, em saída.
Os Animadores e Animadoras dos Grupos Bíblicos em Família exercem um ministério bonito e importante na nossa Igreja arquidiocesana. Iluminados pela Palavra de Deus caminhamos juntos na comunhão, na participação e na missão, por uma Igreja sinodal, sustentados pela fé em Jesus Cristo vivendo com alegria a vida em comunidade.
O livreto da Quaresma e Páscoa, “EM CRISTO, SOMOS TODOS IRMÃOS”, contribui para que as pessoas renovem o encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo.
Iniciamos um novo tempo litúrgico: o tempo quaresmal e pascal. Um tempo em que a Igreja se une mais intensamente ao Senhor para viver a conversão, a penitência, o jejum e a oração. Seguimos os passos de Jesus rumo à Páscoa, da ressurreição com o coração verdadeiramente convertido, e comprometidos com a vida humana e a da criação.
O livreto também nos faz refletir, meditar e vivenciar a temática da Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Amizade social”, e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Em comunhão com a Igreja no Brasil precisamos “despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos” (Texto Base da CF, página 7).
Esse livreto começa com a Via-Sacra, para ser rezada e meditada na Igreja, nas casas ou nas ruas, segue com a celebração inicial e mais 13 encontros, celebrando Pentecostes. Abramos nossas mentes e corações, e deixemo-nos surpreender pela ação do Espírito de Deus, para que façamos a experiência de vivermos a fraternidade universal.
As coordenações paroquiais junto aos animadores e animadoras tem como tarefa:
Motivar os membros dos GBFs a continuarem a se encontrar semanalmente nas casas com os vizinhos e convidar outras pessoas da comunidade e lideranças para também participarem dos encontros durante o tempo quaresmal e pascal.
Que a Palavra de Deus seja lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos, em todos os momentos da vida! Animadores e animadoras, obrigada pela sua valiosa colaboração e bom trabalho!
Coordenação Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família