A Congregação das Irmãs Franciscanas de São José está em festa. A Irmã Mariane da Silva Andrade realiza no próximo domingo, dia 28 de janeiro de 2024, os seus votos perpétuos como religiosa. A celebração eucarística será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, na Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, em Barreiros, São José. Também será o envio da religiosa para a missão no Timor Leste, ilha localizada no Sudeste Asiático.
Nascida na cidade de Poço Verde (SE) em 1993, descobriu a sua vocação aos 14 anos quando morou com seus avós paternos na cidade de Heliópolis (BA). Sentia que Deus a chamava para algo maior ao começar a participar mais ativamente da comunidade. Ela conta que o primeiro contato que teve com as Irmãs Franciscanas de São José porque algumas irmãs foram realizar missão na paróquia que frequentava, e nisso pediu para ser acompanhada como vocacionada. Após dois anos de acompanhamento, em fevereiro de 2010, aos 16 anos, deixou a sua terra para ingressar na vida religiosa em Santa Catarina. Percorreu as etapas de formação chamadas de Aspirantado, Postulantado, Noviciado, Juniorato até chegar à Profissão Perpétua.
“No início foi difícil por conta da cultura, saudade da família, mas ao passar do tempo fui me adaptando. E durante as etapas de formação fui tendo muitas experiências, no âmbito de missão, estudos, transferências, conhecendo outras culturas e lugares, e com certeza foi um tempo de graça que recebi do Senhor, pois só tenho que agradecer pelas oportunidades que foram surgindo que me ajudaram a firmar minha vocação”, conta Irmã Mariane.
A vocacionada também se declara feliz e grata com a sua profissão perpétua ser celebrada na Paróquia dos Sagrados Corações, onde por seis anos realizou seu trabalho como consagrada. “Nesta paróquia, Deus me proporcionou muitas bênçãos e oportunidades para continuar crescendo na minha vocação”, afirma.
Sobre o envio missionário, ela nunca imaginou ser convidada para ir para a missão do Timor Leste, mas está alegre por ser enviada em nome da congregação e da Igreja, além da graça de poder ser capacitada para esse novo momento. “O verdadeiro sentido dessa oportunidade é não perder de vista o Senhor. Ele é a fonte de toda a nossa missão, da minha missão”, finaliza com o pedido de orações por este novo desafio.