Aos 30 anos, o irmão Mateus Rafael da Silva, IMCIM, será ordenado diácono no dia 14 de janeiro de 2024, às 10h. A missa será na Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Goretti, na Coloninha, parte continental da capital, e será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ. Com o lema de ordenação “Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade“ (Sl 39,8a.9a.), ele dá mais um passo no seu caminho vocacional.
“Estou muito feliz com a ordenação diaconal sendo realizada na cidade de Florianópolis, na Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Goretti – paróquia na qual morei nos quatro anos da Teologia. Receber o primeiro grau da ordem (diaconato) é uma grande graça de Deus. Com alegria quero exercer meu ministério diaconal onde for enviado, fazendo sempre a vontade de Deus e não a minha”, partilha Mateus.
Filho de Hilário da Silva e Adelaide Fátima Mayer da Silva, nascido em Cascavel (PR), desde muito cedo tinha o sentimento do chamado para a vocação sacerdotal. Ingressou no Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria devido a vida do seu fundador, o Servo de Deus Ângelo Angioni, pela grande devoção do instituto à Virgem Maria e pela presença da vida comunitária.
Em 2014, iniciou seu caminho vocacional, através da etapa propedêutica em Foz do Iguaçu (PR). De 2015 a 2017, estudou Filosofia na cidade de Francisco Beltrão (PR). No ano seguinte, realizou o postulantado na cidade Comendador Levy Gasparian (RJ) e, em 2019, o noviciado na sede da congregação, em José Bonifácio (SP).
No ano de 2020, realizou seus primeiros votos, e iniciou os estudos em Teologia na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). Em 18 de março de 2023, realizou os votos perpétuos. A celebração foi em Santa Terezinha de Itaipu (PR), cidade onde seus pais residem. A ordenação presbiteral está prevista para o dia 4 de agosto de 2024, na Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Goretti, na Coloninha, em Florianópolis.
Tríduo em preparação
Três missas serão celebradas em preparação para o ordenação diaconal. O primeiro dia será na quinta-feira, dia 11 de janeiro, às 19h, na Igreja Matriz da paróquia da Coloninha. Na sexta-feira, dia 12, haverá a bênção dos paramentos às 19h30, na Capela Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo. No sábado, véspera da ordenação, haverá a profissão de fé na missa das 19h, também na igreja matriz da paróquia.
Para saber mais, acompanhe o Instagram da Paróquia: @paroquiacoloninha.