Paróquia de Balneário Camboriú desenvolve amplo trabalho na área social que serve de exemplo
Desde 1976, a Paróquia São Sebastião, Bairro Ariribá, de Balneário Camboriú, promove uma série de atividades através do Centro Social São Sebastião, localizado em anexo à Igreja Matriz. Em maio de 2012 começou a fazer parte da Ação Social Arquidiocesana (ASA). A inciativa iniciou com voluntárias que faziam trabalhos manuais para atender as grávidas e recém-nascidos.
No local são atendidas e encaminhadas pessoas para diversas especialidades médicas, crianças para o tratamento de fisioterapia e odontologia e fornecidos equipamentos para portadores de necessidades especiais. As mais de 60 pessoas voluntárias também conseguem remédios para os enfermos de baixa renda.
Entre os voluntários, a aposentada Ieda Fontanella está há 15 anos no Centro Social, da qual já foi presidente. A viúva e mãe de três filhos destacou que é gratificante seguir os ensinamentos de Jesus, em busca do mais necessitado. “Para mim é o que fazemos que dá o exemplo para as pessoas. Não só o material, mas levar uma palavra de fé, de otimismo. Ir ao encontro do mais pobre”, disse.
Ieda e os voluntários ainda encontram tempo para fazer visita periódica nas casas das pessoas cadastradas, para ver realmente a situação em que se encontram.
Toda segunda-feira à tarde ocorre na Igreja Matriz o “Bazar da Caridade”, onde as 54 famílias cadastradas recebem alimentos e roupas. Os moradores de rua também são assistidos.
Para sustentar a caridade social, nas terças-feiras acontece um brechó. Neste mesmo dia, na sala Santo Antônio, 35 senhoras confeccionam enxovais e outros trabalhos manuais para gestantes e idosos. Fraldas geriátricas são produzidas e doadas aos necessitados e pessoas acamadas da Paróquia.
Ainda fazem parte do Centro Social dois clubes de mães: um na Capela São Francisco de Assis e outro na Comunidade de Nossa Senhora de Fátima. Ambos trabalham com a economia solidária.
Uma das metas agora é a conclusão da sede própria que está em construção, desde maio de 2014, em uma área de mil metros quadrados. O Centro Social precisa de doações para finalizar os trabalhos. Para colaborar, entre em contato através do telefone (47) 3360-4321 ou na Avenida do Estado, 1750, Ariribá.
Matéria publicada na edição de julho do Jornal da Arquidiocese, página 10.