No último sábado, 25 de novembro, Dom Onécimo Alberton foi oficialmente apresentado como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis. A cerimônia foi realizada na Catedral Metropolitana de Florianópolis, durante a missa da Festa de Santa Catarina de Alexandria, presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, Arcebispo de Florianópolis.
Presentes na celebração estavam o bispo da Diocese de Chapecó e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 4, Dom Odelir José Magri, MCCJ, padres da Igreja Ortodoxa, padres das dioceses de Santa Catarina, religiosos e religiosas, autoridades locais e a povo de Deus da comunidade local.
No início da Celebração Eucarística foi feito a leitura da nomeação de Dom Onécimo como Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Florianópolis e sua nomeação para o ofício de Vigário Geral. Nessa nova função, Dom Onécimo terá a responsabilidade de “assistir ao Arcebispo Metropolitano em todo o governo da Arquidiocese, e substituí-lo na sua ausência ou impedimento” (CDC 405 § 2). As atribuições do ofício de Vigário Geral seguirão o que está estabelecido nos códigos do direito canônico, nos números 475 a 481.
Em agradecimento, Dom Wilson destacou a importância da chegada de Dom Onécimo, descrevendo-o como um “grande reforço e uma grande presença” para a Arquidiocese. Ele expressou sua gratidão pelo presente recebido às vésperas da preparação para o Natal, agradecendo a Dom Onécimo por se unir aos esforços na condução da Igreja particular.
Dom Onécimo, em seu pronunciamento, se colocou à disposição como um irmão, enfatizando seu lema escolhido para viver o Ministério Episcopal: “Estou no meio de vós como Aquele que serve” (Lc 22,27). Ele compartilhou sua visão para a missão, inspirada no percurso de Emaús, buscando iluminação em Jesus, “palavra viva do Pai”, e sendo alimentado pela eucaristia. Ele expressou o desejo de que os corações estejam ardentes e os passos sempre direcionados à missão evangelizadora confiada por Jesus.
Ao finalizar, Dom Onécimo pediu a intercessão de Santa Catarina de Alexandria, padroeira da Arquidiocese, para que não lhe falte sabedoria, fortaleza e ânimo para ser um humilde servidor. Ele invocou a fé, a esperança e a caridade, expressando o desejo de viver intensamente os ensinamentos de São João Batista, padroeiro da Diocese de Rio do Sul, “é preciso que ele cresça, e eu diminua”.
Durante a celebração, a Arquidiocese também marcou o encerramento do Ano Vocacional, e após a missa, uma procissão com a imagem da padroeira percorreu as ruas do centro da cidade.
Leia abaixo o discurso de Dom Onécimo:
APRESENTAÇÃO E POSSSE CANÔNICA DO OFÍCIO DE BISPO AUXILIAR DE FLORIANÓPOLIS
Com o coração agradecido pela acolhida, saúdo Dom Wilson, Arcebispo Metropolitano, Dom Odelir, Presidente do Regional Sul 4, os padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, juvenistas vocacionados e vocacionadas, todo o povo santo de Deus, lideranças, políticas, civis e militares. Saúdo também o Revmo. Pe. André e demais padres da Igreja Ortodoxa que nos trazem a venerável relíquia de nossa padroeira Santa Catarina de Alexandria.
Com mesmo amor com que a Igreja me confiou este ofício de bispo auxiliar, venho colocar-me junto a vós, “Como Aquele que serve”. Unindo-me junto a todos, para que no percurso de Emaús, iluminados por Jesus, Palavra viva do Pai e alimentados pela Eucaristia, nossos corações sejam ardentes e os nossos pés se coloquem sempre a caminho da missão evangelizadora que Ele nos confiou sobretudo nesta Igreja Arquidiocesana.
Agradeço a Deus, pelos nove anos de ministério junto ao povo de Deus da Diocese de Rio do Sul. Sou grato a Dom José (in memoriam) a Dom Augustinho, amigos e irmãos que Deus me presenteou, aos padres, diáconos, religiosos e religiosas e a todo povo de Deus que abraçaram a missão evangelizadora junto aquela Igreja Particular.
Na missão a mim confiada como bispo auxiliar, coloco-me em comunhão com a Igreja que busca a moção do Espirito Santo e procura pulsar com coração Sinodal ser testemunha do Evangelho dentro do mundo, como “peregrinos da esperança”, de modo especial junto a esta Igreja.
Peço a intercessão de nossa padroeira Santa Catarina de Alexandria, para que não me falte sabedoria, fortaleza e ânimo, para ser humilde e servidor, “como Aquele que serve”. Para ter um coração semelhante ao do Bom Samaritano, que saiba se compadecer de forma integral diante do ser humano e de toda realidade marcada pelo sofrimento. Para viver mais intensamente o que aprendi de São João Batista, padroeiro de Rio do Sul: “É preciso que Ele cresça, e eu diminua”. Que não me falte a fé, a esperança e a caridade, para que com alegria eu possa junto com todos, e com graça de Deus, “preparar os caminhos do Senhor”. Que Maria serva do Senhor, com seu amor materno, toque nossos corações, para fazer tudo que Jesus nos disser. Assim seja!
Dom Onécimo Alberton
Bispo Auxiliar de Florianópolis