Neste sábado (25), Dom Onécimo Alberton será apresentado para Arquidiocese de Florianópolis como Bispo Auxiliar. A ocasião, que também encerra o Ano Vocacional, acontecerá na missa às 9h30 da Festa de Santa Catarina de Alexandria, na Catedral Metropolitana de Florianópolis. Após a missa que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, acontecerá a procissão com a imagem da padroeira da Arquidiocese pelas ruas antigas do centro da cidade.
Sobre Dom Onécimo Alberton
Dom Onécimo nasceu no dia 16 de fevereiro de 1965, na cidade de Orleans no sul do Estado. Com 11 anos de idade, entrou no Seminário São José, da Congregação dos Josefinos para cursar o Ensino Fundamental. Em 1980, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima para cursar o Ensino Médio. Aos 27 de setembro de 1992, foi ordenado presbítero na Paróquia Santa Otília em Orleans, com o lema “Ensina-me o Teu caminho, Senhor, e caminharei segundo a Tua vontade.” (Sl 86,11).
Em dezembro de 2014, foi nomeado Bispo da Diocese de Rio do Sul pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2015, por Dom João Francisco Salm, com o lema episcopal: “Estou no meio de vós como Aquele que serve.” (Lc 22,27). No dia 15 de março 2015, tomou posse na Diocese de Rio do Sul, como bispo diocesano.
No dia 1º de novembro de 2023, o Papa Francisco o nomeou como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, com a Sé Titular de Dagno.