“A família é a base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem, pela primeira vez, os valores que os guiarão durante toda a vida.” – São João Paulo II
Se formos olhar bem para a nossa história, vamos percebendo a Grande História de Salvação acontecendo nas nossas vidas, na ação cotidiana e que se expressa e se revela na nossa convivência familiar. Deus nos criou por Amor e com um grande propósito a realizar em cada um de nós. Todos fomos marcados e selados com uma vocação gerada no coração do Senhor, já desde o nosso nascimento. Como já nos lembrava o grande profeta Jeremias: “Desde o ventre materno já havia me chamado e me escolhido “.
Vocação não tem a ver com afetividade. – Ah eu sinto que sou chamado a isso. -Não sinto vontade de ser mãe. – Ah não era bem o que eu queria para minha vida, ser padre. Não! Vocação não tem a ver com o que sentimos ou desejamos. Há um chamado mais profundo, uma riqueza interna que se esconde em nosso interior e pela qual fomos selados desde o nosso nascimento. Descobrir o processo vocacional é uma jornada que passamos em nossas vidas, quando vamos amadurecendo as nossas escolhas, quando vamos percebendo os sinais de Deus, e que passa principalmente pelo auto-conhecimento. Sem conhecer-se verdadeiramente, não podemos conhecer a Deus, e não podemos entender o nosso chamado, a nossa vocação.
E neste momento entra o grande papel da família. Ser pai e ser mãe, é infundir desde pequeno os valores morais e sociais. Afinal, é na família que nos tornamos bons cidadãos. Sabemos que hoje a família, que é a base de toda a sociedade, é atacada diuturnamente com a chegada de várias ideologias que corrompem e que a destroem. Não, não é só agora. Para cada tempo, desde que o mundo é mundo, a família enfrenta desafios, os mais diversos. Por isso, a união com Cristo é tão fundamental, tão necessária e tão urgente. Se nos afastamos de Jesus, vamos nos enfraquecendo dia após dia, e nos tornamos mais suscetíveis à ação diabólica. As famílias enfraquecidas geram uma sociedade enfraquecida. Os pais já não mais incutem os valores em seus filhos, as pessoas acabam perdendo a sua referência vocacional e tudo sai da perfeita ordem gerada pelo Criador.
Logo mais estaremos em agosto, o mês vocacional, e em nossa Paróquia teremos uma programação toda especial, voltada para as famílias e para todas as vocações. Confira também em nossas redes sociais, alguns testemunhos de pessoas que se encontraram em suas vocações e que são realizadas em suas vidas. Segue em anexo a programação da Semana para as famílias, de 13 à 19 de agosto deste ano.
Elaine Vier da Sila
PASCOM – Paróquia São Francisco de Assis