Na tarde do Domingo (02), Dom Adilson Pedro Busin tomou posse como Bispo da Diocese de Tubarão (SC). A nomeação para diocese aconteceu no dia 03 de maio pelo Papa Francisco. A celebração aconteceu na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Piedade e contou com a presença do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e demais bispos das dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A diocese de Tubarão, estava vacante desde 19 de janeiro de 2022, quando Dom João Francisco Salm, então bispo diocesano, foi transferido para a Diocese de Novo Hamburgo. Em 29 de março de 2022, padre Lino Brunel foi eleito administrador diocesano, e atou até a nomeação do novo bispo.
Quem é?
Dom Adilson Pedro Busin é natural de Sarandi (RS) e nasceu em 20 de maio de 1965. Filho de Ivo Busin e Adiles Signor Busin. Foi ordenado padre pela Congregação dos Missionários de São Carlos, padres Scalabrinianos, no dia 9 de janeiro de 1993. Foi bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) desde sua ordenação episcopal que ocorreu aos 30 de abril de 2016. É mestre em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.
Ele foi animador vocacional no Paraguai e reitor do Seminário Menor e superior provincial da Província São Pedro dos Missionários Scalabrinos e Secretário Geral e Bispo Referencial da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial na CNBB Regional Sul 3, no Rio Grande do Sul.