Igreja de Nossa Senhora da Conceição é homenageada por seus 273 anos

>
>
Igreja de Nossa Senhora da Conceição é homenageada por seus 273 anos

Criada em 20 de junho de 1750, a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, localizada junto ao Morro da Lagoa e conhecida como a Igreja mais histórica da Ilha, comemora 273 anos.             
                
Através do requerimento de Nº 039/2023 proposto pelo Vereador Renato da Farmácia (PSDB), uma homenagem dedicada à Instituição foi realizada em grande expediente, nesta última terça-feira (20) no plenário da Câmara Municipal de Florianópolis. 

Na condecoração, além dos vereadores, representantes das capelas da Igreja também marcaram presença. De acordo com o Vereador Renato da Farmácia, o percurso da Instituição possui uma série de atributos marcantes que destacam ainda mais a sua história. “Tratam-se de 273 anos, isso é uma data de grande importância pelo longo tempo que se passou, e, principalmente, por manter uma comunidade muito unida em torno dessas 8 capelas nas quais as pessoas se congratulam e trabalham juntas com muita tranquilidade”, ele conta.

Por sua vez, Padre Celso Antunes Duarte, pároco na comunidade, afirma que a homenagem é uma honra, e destaca sobre a data do acontecimento. “É com grande satisfação e gratidão que recebo esta homenagem neste dia tão especial pois, exatamente há 273 anos atrás, em 20 de junho, por provisão régia de Dom João VI, Rei de Portugal, era criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa. Hoje, depois desses anos todos, nós temos uma grande caminhada pastoral a serviço do povo e da evangelização, levando a palavra de Jesus Cristo aos nossos irmãos e irmãs”, declara.

Destaque na história da Grande Ilha

Em todo o seu percurso, a Instituição já passou por diversas mudanças em sua estrutura, como decorrência por seu tempo de existência. Anos após sua fundação, em 1847, com a visita do Imperador D. Pedro II, foram oferecidos à freguesia da Lagoa e sua Igreja 800 mil réis para o pagamento de uma custódia de prata encomendada. 
Quatorze anos depois, com o retorno do Imperador à Ilha, ao deparar-se com a custódia já pronta, sua satisfação com a obra da peça foi tanta que decidiu presentear o templo com dois sinos que, ainda hoje, podem ser encontrados por lá. 
 
A Igreja é considerada como um exemplo clássico de arquitetura introduzida pelos portugueses às terras catarinenses. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Florianópolis  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA