Entre os dias 16 a 20 de maio, aconteceu em Florianópolis o XXIV Encontro Nacional de Santuários do Brasil. O evento foi realizado no Hotel Tropicanas, em Canasvieiras, no norte da ilha catarinense. A programação incluiu um dia de visita ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, o segundo maior santuário do Brasil e o maior da região sul.
Neste ano, o tema foi “A epifania do Sagrado nos santuários”, trabalhando também o lema bíblico que destaca a presença santificadora de Deus na história humana: “Eles me farão um santuário, e eu habitarei no meio do meu povo”. Diante dos desafios impostos pela pandemia, os organizadores elegeram um tema complementar, que abordou os desafios enfrentados pelas administrações dos santuários: “Administração de santuários e captação de recursos”.
O encontro reuniu renomados teólogos catarinenses, que contribuíram para a jornada de conhecimento e partilha dos participantes. Entre eles, está o Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis, Pe. Vitor Galdino Feller, que apresentou o tema: “A Epifania do Sagrado nos Santuários: Porta Aberta para a Nova Evangelização”. Outro destaque foi o teólogo Pe. Agenor Brighenti, membro da Comissão Teológica do Sínodo sobre a Sinodalidade, que aprofundou o tema “Santuário: Cultura do Encontro e Igreja em Saída”.
O tema complementar, “Campanhas de arrecadação de recursos para santuários”, foi trabalhado com a assessoria de Solange Parron, que há mais de 20 anos trabalha como gerente de Marketing de Relacionamento do Santuário de Aparecida.