Depois de dois anos de distanciamento social e de uso obrigatório de máscaras, a Paróquia São Luís Gonzaga retoma a celebração da Semana Santa de uma forma mais semelhante ao que era vivenciado antes da Covid-19. A missa de Ramos dá início a esta programação, neste domingo, 10 de abril, com procissão às 9h, saindo do Convento Sagrado Coração de Jesus, rumo à igreja Matriz.
“É a semana principal dentro do calendário litúrgico da Igreja, na qual celebramos o Mistério Pascal, com a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Pouco a pouco estamos retomando a normalidade das celebrações e, neste contexto, damos destaque a dois momentos litúrgicos: as procissões pelas ruas da cidade no Domingo de Ramos e na Sexta-feira Santa”, conta o pároco, padre Diomar Romaniv.
Na semana seguinte, o Tríduo Pascal inicia na quinta-feira e encerra no sábado. Segundo o pároco, esta é uma única celebração dividida em três partes, que começa com a Santa Ceia de Jesus e seus discípulos, marcada pelo gesto do lava-pés. A Sexta-feira Santa apresenta o caminho do calvário, a paixão e morte do Senhor. E, no Sábado, a Igreja permanece em vigília, na esperança da ressurreição.
“Como paróquia, estamos preparando com carinho e muito zelo as celebrações, para que nossos fiéis, na Matriz e nas Comunidades, possam vivenciar, na profundidade destes dias, o mistério central da nossa fé. E para que, ao celebrar a Páscoa, a ressurreição de Jesus, nós sintamos brotar de dentro de nós e irradiar ao mundo inteiro a paz, a alegria, a esperança e a coragem que vem do Cristo ressuscitado”, destaca padre Diomar.
Sacramento da reconciliação
Durante os dias de preparação para a Páscoa, a Igreja orienta os fiéis para a confissão. “É o momento de receber o sacramento da Reconciliação e o perdão dos pecados”, explica padre Diomar.
As comunidades que formam a paróquia já estão organizadas e têm dias específicos para que os padres estejam presentes. Na Matriz, o atendimento acontece na secretaria paroquial e em algumas missas.
“Na Sexta-Feira Santa estaremos na igreja Matriz, das 7h30 às 11h30, para este momento penitencial, dando a oportunidade para todos que desejam fazer sua confissão”, detalha o pároco.
Programação de missas na igreja Matriz São Luís Gonzaga
Domingo de Ramos
Sábado, 9 de abril, às 19h
Domingo, 10 de abril, às 7h, 9h (com procissão), 17h e 19h
Quinta-feira Santa (14 de abril)
7h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa da Ceia do Senhor
Sexta-feira Santa (15 de abril)
15h – Celebração da Paixão, seguida de procissão com a imagem do Senhor morto pelas ruas da cidade.
Sábado Santo (16 de abril)
19h – Vigília Pascal
Domingo de Páscoa (17 de abril)
6h – Anúncio da Ressurreição e adoração ao Santíssimo Sacramento
Missas às 7h, 9h, 17h e 19h.
Fonte: Ideia Comunicação