As restrições impostas pela pandemia de Covid-19 afetaram todo o mundo, em especial as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como os idosos. Para eles, o distanciamento físico tem um peso maior e afetou consideravelmente o cotidiano. Por terem a saúde mais fragilizada os idosos na sua maioria precisaram abrir mão do convívio com seus familiares e amigos para se protegerem.
Antes do início da pandemia, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Arquidiocese de Florianópolis realizava visitas domiciliares aos idosos e, diante da nova realidade, essas visitas passaram a ser de maneira digital. A suspensão das visitas aconteceu em março de 2020. A coordenadora arquidiocesana da PPI, Ângela Maria Conceição Torres, explica que muitos idosos estavam acostumados com essas visitas e participaram de atividades em grupo antes do início da pandemia e, não sendo mais possível, a pastoral buscou novas alternativas para estar próxima desses idosos.
Em 2020, a pastoral lançou a campanha “Você já ligou para o seu idoso hoje?”, com o objetivo de incentivar os líderes e agentes da pastoral a usarem dos meios digitais para gerar a aproximação com os idosos. As ligações são realizadas através do aplicativo WhatsApp. “Através dos telefonemas e chamadas de vídeos, conseguimos identificar as necessidades desses idosos e as encaminhamos aos agentes das paróquias. Temos observado que esse novo acompanhamento tecnológico fez com que familiares e cuidadores passassem a interagir mais com a pessoa idosa, que antes ficava isolada dentro do seu próprio lar”, explica Ângela.
Outra ação realizada pela pastoral é a conscientização dos familiares que coabitam com os idosos. A PPI os incentiva a tirar um tempo do dia para se sentarem e conversar com eles e os incluir nas tarefas do cotidiano, para que o idoso esteja sempre em movimento.
Atualmente a Pastoral da Pessoa Idosa está presente em 26 paróquias, em 15 municípios do território na Arquidiocese.