celebração foi realizada no domingo, 20 de junho.
Como parte da programação da Semana de São Luís Gonzaga, na noite de domingo, 20 de junho, foi realizada na igreja Matriz a celebração com a presença do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A missa foi concelebrada pelo Bispo emérito de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden e pelo pároco, Padre Diomar Romaniv, e os vigários paroquiais Padre Carlos Marcos Nicolodelli e Padre Paulo Vanderlei Riffel.
Iniciada em 14 de junho, a Semana do padroeiro contou com missas diárias, sempre presididas por algum sacerdote que já trabalhou na paróquia.
Travessia
Durante a homilia, Dom Wilson ressaltou a presença de Jesus na vida dos cristãos, e assemelhou a jornada de cada um como uma viagem de barco: hora tranquila, hora conturbada, com ventanias e tempestades. Segundo ele, por mais que existam adversidades ao longo da travessia da vida, Deus sempre está com aqueles que têm fé e que se permitem viver conforme as mudanças que acontecem. “É importante atravessarmos esse mar, para chegar a outra margem. E muitas vezes nos recusamos a olhar nossa vida sob um outro ângulo, entretanto, é importante aprendemos a sair de onde estamos, a enfrentar as mudanças e nos adaptarmos às novas fases, às ‘novas margens’. Assim é a nossa vida, não podemos viver no passado, é preciso encarar e seguir em frente”, destacou.
Segundo ele, a vida cristã também exige que alguns hábitos ou ações sejam deixados de lado, para que seja possível viver em fé e seguir o exemplo do padroeiro São Luís Gonzaga. “Nosso padroeiro buscou uma vida melhor. Apesar de viver em uma época onde a conquista era maior do que a paz, ele buscou sempre ser coerente, com todas as suas forças. E a seu exemplo também queremos construir um mundo melhor, precisamos olhar para o Evangelho e transformar nossa fé em atos, ao orar e olhar pelo outro. São essas atitudes que tornam o mundo melhor, de acordo com o que sonhamos e com o que Deus também deseja”, enalteceu.
Por fim, Dom Wilson agradeceu a oportunidade de presidir a celebração e falou da alegria em estar em Brusque em uma data tão especial. “Celebrar São Luís Gonzaga é muito importante, pois é um momento de união da comunidade. Sempre foi uma grande festa, com destaque para a parte espiritual, que é a mais importante. E durante a missa houve um sentimento de fé, de compenetração de todos os presentes, uma forma de honrar São Luís Gonzaga. É tempo de refletirmos sobre isso, para construirmos uma vida melhor, uma Brusque melhor, uma família melhor. Que São Luís Gonzaga possa olhar por cada família e faça crescer o ideal de fé em cada cristão dessa cidade”, completou.
Saiba mais
Nesta segunda-feira, 21 de junho, dia de São Luís Gonzaga, a missa festiva será presidida pelo pároco, padre Diomar, e concelebrada por demais sacerdotes da paróquia. Haverá transmissão da celebração pelo canal oficial da Matriz São Luís Gonzaga no Youtube e Facebook.
Além da programação de missas também foi realizada ao longo da semana a venda de cachorro-quente durante as tardes e noites no Salão Paroquial, bem como a comercialização de cucas, na sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de junho.