Conhecendo as cartas de São Paulo: Conclusão a Carta aos Hebreus

>
>
Conhecendo as cartas de São Paulo: Conclusão a Carta aos Hebreus

Nos capítulos 3 a 7 da Epístola aos Hebreus (que estamos lendo há duas edições do Jornal da Arquidio­cese), o apóstolo Paulo medita sobre a fidelidade e a misericórdia do sumo sacerdote Jesus. Tomando por exemplo o episódio do Êxodo, a saída da escravidão do povo hebreu guiado por Moisés, o autor apresen­ta Jesus também como guia e mediador do povo de Deus, porém de forma mais excelente, pois Jesus é Filho de Deus. O êxodo pelo deserto, ocasião de forte experiência de fé, de provações, de perseverança, mas também de murmúrios e infidelidades à Aliança, serve de exemplo para quem deseja entrar no “repou­so”, isto é, na vida eterna com Deus. O sacerdote, cuja missão é oferecer sacrifícios de sangue de animais em favor de si e do povo a Deus, serve de exemplo para mostrar que Jesus, ao se fazer vítima no altar da cruz, agiu como sacerdote (de fato, nos Evangelhos Jesus afirma que ninguém tira a sua vida, mas Ele a ofere­ce livremente, cf Jo 10,18), derramando o seu próprio sangue, em favor do povo, ao seu Pai. Sendo Filho de Deus, Jesus é o sacerdote e a vítima sacrificial por ex­celência, não necessitando, em razão disso, que tal ato seja repetido, pois é único, insuperável e definitivo. O seu sacerdócio supera igualmente o sacerdócio leví­tico, pois é segundo a “ordem de Melquisedec”, figura emblemática do Antigo Testamento (cf. Gn 14,18), “rei e sacerdote do Deus altíssimo”, cuja origem e destino não são descritos, e que serve de modelo para indicar o sacerdócio eterno de Cristo (cf. Sl 109,4, que atesta que o sacerdócio do Messias seria segundo “a ordem de Melquisedec”). A conclusão dessa reflexão é esboça­da nos capítulos de 8 a 10, onde o autor manifesta a ineficácia e a superação dos sacrifícios antigos ante o inigualável sacrifício de Cristo.

A parte final da carta, nos capítulos 11 e 12, encon­tramos um enfático convite para nos aproximarmos, com fé, esperança, perseverança, da fonte de graça, e evitarmos todo perigo de apostasia. A fé, “garantia dos bens que se esperam, a prova das realidades que não se veem” (11,1), encontra exemplo nos patriarcas e ma­triarcas do povo e da fé, que com suas vidas marcadas por tantos desafios, não deixaram de caminhar em busca dos bens futuros que, para Paulo, foram conce­didos com a vinda de Cristo.

A carta aos Hebreus é uma bela reflexão sobre a obra salvadora de Cristo, preparada, prometida e esperada nos tempos passados, na vida de tantos homens e mu­lheres que seguiram na fé a Palavra de Deus. Ao fazer-se carne, assumindo misericordiosamente a condição humana pecadora, mesmo não sendo pecador, realizou e cumpriu todas as promessas quando se ofereceu na cruz, livremente, como sacrifício de redenção. Assim, re­conhecemos que, em Cristo, encontramos um pontífice que nos conduz à total comunhão com Deus, seu Pai”.

Por Pe. Gilson Meurer

Artigo publicado na edição de dezembro de 2020 do Jornal da Arquidiocese, página 8.

bíbliaCarta aos HebreusConhecendo as cartas de São PauloPalavra de DeusPe. Gilson Meurer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA