Na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, o Papa Francisco enviou uma videomensagem aos participantes do encontro promovido pela Congregação para a Educação Católica na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, para o lançamento oficial do Pacto Educativo Global. Este grande projeto educacional ultrapassa as fronteiras eclesiais e quer atingir toda a sociedade envolvendo governantes, instituições, entidades, educadores, estudantes e pessoas de boa vontade a fim de se reafirmar a paixão e o compromisso com uma educação mais inclusiva, humanizadora, solidária e bem intencionada para a atual e as futuras gerações, acreditando que este é o único caminho para uma efetiva mudança de nossa sociedade.
A intenção inicial do Papa Francisco era celebrar este Pacto no dia 14 de maio, com representantes do mundo inteiro, reunidos em Roma, o que não foi possível devido a pandemia do novo coronavírus.
Por isso, hoje, de forma virtual, o Papa fez este momento especial como como ponto de partida e marco inicial para este grande projeto educativo global para o qual ele convida toda a sociedade a fim de gerar mudanças em escala planetária, para que a educação seja cada vez mais criadora de fraternidade, paz e justiça. Uma necessidade ainda mais urgente neste tempo marcado pela pandemia.
O Papa Francisco tem um grande amor e compromisso com a educação, e por isso a traz sempre presente ao longo de seu pontificado, pois, como repetiu várias vezes, acredita que “educar é um ato de esperança”.
Assista abaixo a mensagem do Santo Padre ou leia a sua mensagem na íntegra, clicando aqui.
Organização: Diác. Ricardo Marques
Pastoral da Educação da Arquidiocese de Florianópolis