“O Grupo de Reflexão Pastoral tem uma grande responsabilidade: pensar a vida pastoral do nosso Regional”– Com essas palavras o presidente da CNBB Sul 4, Dom Francisco Carlos Bach, deu início à reunião do Grupo de Reflexão Pastoral, que ordinariamente se encontra três vezes ao ano. Atendendo os protocolos devido à pandemia do Covid-19, a reunião aconteceu de forma virtual na tarde desta quinta-feira, 03 de setembro.
Dentre os assuntos de pauta da reunião, ganharam destaque a primeira proposta de cronograma e orçamento para 2021, orientações para Eleições Municipais 2020 e a estruturação do Regional para a realização de atividades ligadas à Campanha da Fraternidade do próximo ano.
O Grupo de Reflexão Pastoral
De acordo com os regulamentos do Regional, o Grupo de Reflexão Pastoral tem por objetivo auxiliar o Secretariado Regional no planejamento, coordenação e execução da caminhada pastoral da Igreja em Santa Catarina; orientar o secretário-executivo e preparar a Assembleia Regional de Pastoral e as reuniões do Conselho Regional de Pastoral.
Participam do Grupo de Reflexão Pastoral os bispos que compõem a presidência do Regional, os três coordenadores de pastoral das Dioceses dos bispos da presidência, o secretário-executivo e dois membros da secretaria-executiva e mais três leigos eleitos pelo Conselho Regional de Pastoral. É a primeira vez que dom Francisco Carlos preside a reunião do Grupo de Reflexão Pastoral após assumir a presidência do Regional Sul 4 da CNBB, em agosto de 2020. Também participou pela primeira vez o vice-presidente, dom Rafael Biernaski.
Informações: CNBB Regional Sul 4