“Momento de comunhão pastoral” – Com estas palavras, o bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom frei Severino Clasen, resumiu o encontro entre o episcopado catarinense e os coordenadores diocesanos de pastoral. O evento, que terminou na manhã desta sexta-feira, 05 de julho, com uma Celebração Eucarística, foi realizado na cidade Nova Veneza (SC), Diocese de Criciúma, e teve início na última segunda-feira (01).
Segundo dom frei Severino, a realização deste encontro é a prova de que a ação evangelizadora na Igreja em Santa Catarina é viva. “Estamos nos aproximando das celebrações dos 50 anos de instalação do nosso Regional e é tempo de pensar novas formas de evangelização. O encontro entre bispos e coordenadores diocesanos de pastoral foi um espaço de integração e planejamento de algumas atividades que irão impulsionar a caminhada pastoral em nosso estado”, disse o bispo.
Ontem (04), bispos e coordenadores de pastoral, diferente dos outros dias do encontro, realizaram uma reunião unificada onde apresentaram os resultados das reuniões privativas que concretizaram durante a semana. Assuntos como a reorganização da estrutura pastoral do Regional em comissões pastorais, a visita ‘Ad Limina’ para o segundo semestre do próximo ano, a idealização de uma Escola Regional de Fé e Política, a construção da programação da 52ª Assembleia Regional de Pastoral e articulação do cronograma de atividades 2020 foram alguns dos assuntos trabalhados pelo grupo.
Conselho Econômico e Fiscal – Também foi eleita na tarde de ontem os integrantes do Conselhos Econômico e Fiscal do Regional. A criação dos Conselhos são indicações do Regulamento do Conselho Episcopal Regional, aprovado pela CNBB em 2018.
Foram eleitos para o Conselho Econômico: dom Frei Severino Clasen, representando a presidência do Regional; padre Luciano dos Santos, secretário executivo; Guilherme Ludwig, assistente administrativo do Regional; padre Rivelino Seidler, representante dos coordenadores diocesanos de pastoral e padre Fernando Baraúna, representante dos ecônomos diocesanos. Compete ao Conselho cooperar por meio de pareceres e decisões com os responsáveis pela gestão administrativa e financeira do secretariado do Regional, dentre outras funções.
Já para o Conselho Fiscal, os escolhidos foram: dom Rafael Biernaski, representando os bispos; padre Everton James Klapouch, representando os coordenadores diocesanos de pastoral e Padre Tarcísio Pedro Vieira, representando os ecônomos diocesanos. Cabe ao Conselho fiscalizar a administração econômica, financeira e patrimonial do secretariado executivo.
Próxima edição – Também foi aprovado no final da tarde de ontem, que, o próximo encontro entre os bispos e coordenadores diocesanos de pastoral será realizado e organizado pela Diocese de Chapecó. O evento está previsto para acontecer no final de junho e início de julho de 2020.
Por CNBB Sul 4