Comunidade bombinense prepara 90ª edição da Festa de Nossa Sra. dos Navegantes
No sábado, 2 fevereiro, acontece o festejo em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira de Bombinhas, na Comunidade homônima no bairro Centro. Este ano a festa agrega a III Campanha das Talhas de Caná com celebrações todas as noites, a partir de 26 de janeiro até 1º de fevereiro, e culmina num dia inteiro dedicado à padroeira dos bombinenses e dos pescadores, no dia 2 de fevereiro com: missa, almoço festivo, procissão por terra e mar e confraternização da comunidade ao final do dia.
A Campanha das Talhas é relativa ao primeiro milagre de Jesus, nas bodas de Caná da Galileia, quando transforma água em vinho a pedido de sua mãe Maria. Todas as noites a comunidade estará em oração por algum segmento em especial, e os fiéis que o desejarem podem levar seus pedidos anotados num papel e haverá um momento propício da Missa em que será adicionado na talha respectiva daquela noite, e todos clamarão pelos pedidos unificados.
O festejo a Nossa Senhora dos Navegantes iniciou em 1929, é bastante arraigado nas famílias, com o repasse de geração à geração. A realização é de responsabilidade da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, fundada em 1968, com a participação das seis comunidades da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. É padrão os festeiros, num total de mais de 120 casais, estarem distribuídos pela península, que estendem o convite a população em geral e visitantes para celebrar a Rainha do mar, dos pescadores e de Bombinhas.
O quê: Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira de Bombinhas, e III Campanha das Talhas de Caná
Quando: de 26 de janeiro a 2 de fevereiro
Dias 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro
20h – Missa
10h – Missa
12h – almoço (churrasco a R$ 30,00 e galeto a R$ 25,00, ambos com guarnição)
15h30 – Oração do Terço
16h – Procissão por terra e mar
18h – Confraternização da Comunidade
Onde: Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes
Endereço: Av. Vereador Manoel José dos Santos, 706, esquina com a rua Pescada Branca, Centro.
Realização: Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes – Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Por Márcia Cristina Ferreira
Coordenadora da Pastoral da Comunicação
Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição