O ano começou com o VI Congresso Missionário Regional, em fevereiro, onde 380 delegados das Dioceses do Regional participaram. O evento foi realizado na Paróquia São Francisco de Assis, no Aririú, em Palhoça. No momento foi realizado o envio do então coordenador do COMIDI, Pe. Josemar Silva, para o Amapá.
No mesmo Congresso Pe. Iseldo Scherer assumiu a coordenação do COMIDI da Arquidiocese.
Neste ano nove leigos e leigas deram continuidade no revezamento ao trabalho missionário por três meses na Pró-paróquia do Muquém do São Francisco, na Bahia.
Em março foi realizada formação missionária arquidiocesana com Pe. Joachim Andrade, e 72 pessoas da nossa arquidiocese estiveram presentes.
O ano seguiu com a temática missionária no Mutirão de Formação Arquidiocesano em junho, que foi conduzido pelo Pe. Luis Mosconi, fundador da metodologia das Santas Missões Populares (SMP).
Em Junho a missionária Nilma Zimerman da paróquia de São Pedro de Alcântara dedicou o mês de suas férias para estar a serviço da Diocese da Barra, na Paróquia de Itaguaçu da Bahia, na Bahia.
Em Julho a Arquidiocese enviou dois ônibus com 96 missionários para participar das Santas Missões Populares também na Diocese da Barra.
A Arquidiocese esteve representada no V Congresso Missionário Americano – CAM, na Bolívia, pela secretária da animação missionária, Zenir Gelsleichter.
Em vista do Ano do Laicato a Arquidiocese de Florianópolis propôs que as SMP fossem realizadas na Semana da Família em Agosto. Algumas paróquias realizaram as SMP em outro momento, assim mais de trinta paróquias realizaram SMP neste ano.
Nos dias 24 a 26 agosto, a Arquidiocese sediou pela primeira vez o II Sulão das SMP, no CEAR, assessorado pelo Pe. Luis Mosconi, mais de 70 pessoas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina participaram do encontro. O evento foi na escola de Multiplicadores da IAM pelo Regional Sul4 e quatro Assessoras da Arquidiocese estiveram realizando esta Escola.
Nos dias 23 de agosto á sete de setembro nove pessoas da Paróquia São Joaquim de Garopaba juntamente com o Pároco, Pe.Pedro Schlichting, realizaram Santas Missões Populares no Amapá, na paróquia onde está o Pe. Josemar e Pe. Jacob. Na Arquidiocese após o pedido do Pe. Jacob foi realizada uma campanha para auxiliar na aquisição do carro para a missão no Amapá.
Em Novembro a Arquidiocese sediou pela também pela primeira vez o XI Sulão da Infância e Adolescência Missionária, 170 pessoas de várias dioceses dos três estados do sul participaram deste evento.
Em dezembro, o COMISE do Regional Sul 4 partiu para ficar mais de 40 dias em missão Além Fronteira, em Guiné Bissau, em que 17 pessoas integram a equipe, sendo que dos dez seminaristas oito são da Arquidiocese. Além disso, dos sete leigos, seis deles são da Arquidiocese.
Por Zenir Gelsleichter
Secretária Animação Misisonária